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Erros que o empreendedor não deve cometer

Muitos têm o desejo de se tornar um empreendedor, mas acabam tendo receio de encarar os riscos e desafios que envolvam a abertura de um novo negócio ou de largar o emprego. Por conta disso, muitos acabam cometendo erros logo no início da jornada.

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O que é empreendedorismo?

 Empreendedorismo é a disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios, é ter a iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes.

O empreendedorismo exige coragem e conhecimento sobre o negócio

O que é ser um empreendedor?

Um empreendedor, é aquele que tem vontade de ter um negócio próprio então toma uma iniciativa, é aquele que sabe encarar os desafios e identificar as oportunidades. É o que estabelece metas, que inicia projetos, que controla resultados, que visualiza e busca o sucesso de seu empreendimento.

Como o empreendedorismo pode gerar boas oportunidades?

Em qualquer negócio, existe uma chance grande de sucesso e um risco de fracasso. Tudo depende de habilidades e de competências para conduzir da melhor forma a gestão e lidar corretamente com as oportunidades e os desafios.

Analisar o mercado, se colocar no lugar do consumidor e entender as deficiências de algumas áreas vai ajudar você a planejar melhor o negócio e ser bem-sucedido. 

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Quais são os principais erros que empreendedores cometem ao iniciar um negócio?

Embora a ousadia e o entusiasmo seja uma característica bem-vinda na personalidade dos empreendedores, ter cautela é essencial para evitar alguns erros, como:

Não se capacitar

Para abrir um negócio, o empreendedor deve ter domínio do plano de ação e é de extrema importância se capacitar adequadamente.

Podemos dizer que entender de finanças, marketing, operações e vendas é requisito obrigatório para um empreendedor que almeja a longevidade para o seu negócio. 

Não ter plano de negócio

Em um plano de negócios, deve constar não apenas sua ideia, mas tudo que envolve o novo negócio em curto, médio e longo prazo. 

Colocar no papel todo o plano de negócio, vai evitar cometer muitos deslizes na prática. Esses são alguns dos principais fatores para começar: 

  • análise do mercado — concorrência e fornecedores;
  • planejamento financeiro — investimento, previsão de receitas e despesas;
  • plano de marketing — divulgação, promoção, embalagem, qualidade;
  • plano operacional — vendas, estoque, entrega, distribuição.

Não estabelecer metas

Sem metas, o empreendimento corre o risco de perder o ritmo e o sentido. Um negócio não deve ser aberto apenas porque dá dinheiro. É essencial que seja algo do qual o empreendedor goste e que entenda a fundo, para saber estabelecer as metas e lidar com os momentos de altos e baixos. 

Com as metas vem o entusiasmo de cumpri-las e faz com que você almeja cada vez mais novos resultados. 

Não divulgar o negócio corretamente

A divulgação é uma forma de apresentar e fortalecer a marca, sem ela o seu negócio acaba passando despercebido. Construa uma relação agradável com o cliente e ofereça a ele uma experiência diferenciada desde o início, os empreendedores iniciantes precisam de laços mais fortes nos primeiros passos.

Misturar as contas pessoais com as de negócio

Quando um negócio é aberto e registrado, se torna pessoa jurídica e se difere completamente da pessoa física, a conta bancária será em nome da empresa e não do empreendedor. A utilização do dinheiro da empresa para pagar contas próprias é um erro que deve ser evitado e esse erro é bem recorrente com quem está iniciando. 

Manter gastos desnecessários

Todos os gastos devem ser avaliados e limitados evitando ao máximo o desperdício, principalmente na crise em que estamos. Portanto, investir em novas máquinas e manter a empresa em uma localização privilegiada, por exemplo, são alguns dos casos que devem ser analisados junto com sua real necessidade. 

Nesse caso, os empreendedores precisam se manter realistas e avaliar se as vendas são capazes de cobrir esses custos sem comprometer a rentabilidade e lucratividade do negócio. 

Deixar de analisar o mercado

Quando for avaliar o mercado, além de analisar as questões econômicas, também é preciso analisar os clientes, os parceiros de negócio e os concorrentes. Ou seja, ao invés de analisar somente os concorrentes esperando que isso seja o suficiente para melhorar a gestão, é necessário buscar formas de melhorar o relacionamento com os clientes e estreitar a relação com os fornecedores. 

O conhecimento sobre o mercado é fundamental para que os empreendedores possam tomar boas decisões e aprimorar resultados. 

Não ouvir o cliente e odiar críticas

É fundamental saber ouvir e absorver críticas construtivas e recebê-las como oportunidades de crescimento. Para o empreendimento e empreendedor ter sucesso, é importante entender como os clientes enxergam sua empresa. Para evitar problemas com seus clientes e consumidores, é sempre bom promover pesquisas de satisfação para receber feedbacks.  

Conclusão

Visto isso, a paixão e força de vontade em empreender são tão grandes que, muitas vezes, uma coisa ou outra não é feita da maneira correta e é aí que acabam cometendo os erros. Para saber mais sobre como conquistar seus clientes e realizar as melhores estratégias, clique aqui e entre em contato com a Hostconect!

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