O que é gestao de trafego?

O que é Gestao de Trafego e como Criar Estratégias

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A gestão de tráfego é uma estratégia de marketing digital que visa atrair mais visitantes para uma página na internet através de anúncios. Enquanto ações de marketing digital como Inbound Marketing, SEO e Marketing de Conteúdo demandam certo tempo para mostrar seus efeitos, os anúncios são capazes de trazer resultados mais rapidamente. Confira neste artigo o que é gestão de tráfego, como funciona e como criar estratégias.

gestão de trafego

O que é gestão de tráfego?

Gestão de tráfego é um conjunto de ações e estratégias tomadas visando o aumento no número de visitantes de um site ou redes sociais. O profissional dessa área, chamado de Gestor de Tráfego, é capaz de atrair um grande número de pessoas para os canais de uma empresa, promovendo então, um crescimento acelerado. 

A Gestão de Tráfego, também conhecida como Gestão de Mídia Paga, é uma posição difícil de se preencher nas empresas pela falta de profissionais qualificados. Ao mesmo tempo, é uma função promissora para aqueles que querem entrar numa área que tem a tendência de crescer nos próximos anos.

O que faz um Gestor de Tráfego?

O gestor de tráfego é responsável por administrar todas as ferramentas e táticas voltadas para atrair pessoas para um site ou rede social. Para isso, ele precisa ter um bom conhecimento analítico, pois é preciso analisar dados e entender qual o melhor canal e quais as possibilidades de otimização, além de ter afinidade com tecnologia e ferramentas de marketing digital. 

O profissional de gestor de tráfego é responsável pela primeira etapa do processo de funil de vendas. Mas muito além de apenas atrair pessoas, ele precisa também ter uma visão estratégica sobre empreendedorismo e marketing digital. Isso porque constantemente a aquisição de tráfego pago ou até tráfego orgânico será função desse profissional. 

O gestor de tráfego pago tem assumido cada vez mais o protagonismo, sendo fundamental para o desempenho de qualquer estratégia. 

Quais as funções de um gestor de tráfego?

Há gestores de tráfego que cuidam também de campanhas de Inbound Marketing. As principais funções são: 

  • Gerar estudos de palavra-chave e de públicos para planejamento e implementação de campanhas;
  • Analisar e acompanhar as campanhas de mídia, fazendo a gestão da verba das contas de anúncios e procurando oportunidades de melhoria; 
  • Desenvolver o planejamento, criação e otimização de campanhas de Mídia Paga;
  • Criação de contas, perfis ou gerenciadores de campanhas para os clientes em diversas ferramentas ou canais;
  • Distribuir a verba entre os canais de mídia paga;
  • Criação de relatórios ou Dashboards para mensuração de resultados das contas; 
  • Análise do desempenhos das campanhas e do seu impacto nas estratégias de marketing das contas – (em geral, isso deve ser feito com um gerente de contas ou um analista de marketing) 

Vale dizer que todas essas funções podem variar de acordo com cada agência ou empresa, então de acordo com a complexidade do trabalho, outras funções podem ser acrescentadas. 

gestor de trafego

Principais tipos de tráfego

O gestor de tráfego pode ser tanto generalista, ter conhecimento de diversas áreas do mesmo segmento, quanto especializado, com conhecimento e foco maior em um tipo específico de tráfego ou ferramenta. 

Veja agora os tipos de tráfego: 

Tráfego orgânico

Tráfego orgânico é todo tipo de tráfego gerado de forma natural, ou seja, sem o pagamento de anúncios. O tráfego orgânico geralmente é originado dos mecanismos de busca. Ele tende a ser mais precioso quando pensamos no sucesso da empresa no futuro, além de ser a melhor alternativa para quem tem o orçamento mais apertado. 

Tráfego pago

O tráfego pago é oposto de tráfego orgânico, ele só é possível por meio de anúncios feitos em redes sociais, mecanismos de busca e outros sites, todos com algum peso no bolso do empreendedor. Apesar de custar dinheiro, o tráfego pago é bastante eficaz e é um excelente complemento ao tráfego orgânico. 

Enquanto o orgânico é mais voltado para metas de longo prazo, o tráfego pago é mais imediatista, sendo mais usado para acelerar o crescimento de uma empresa. 

Tráfego de e-mail marketing

O tráfego de e-mail marketing ocorre quando um usuário clica em um link recebido na sua caixa de entrada do e-mail. Quando isso acontece é porque a pessoa já se inscreveu para receber conteúdos daquela marca.

Este tipo de relacionamento com clientes pode ser bastante valioso, já que concordar com o envio de e-mails já é um voto de confiança. Cabe à empresa investir em bons conteúdos de e-mail marketing para aumentar a probabilidade de cliques. 

Tráfego de referência

O tráfego de referência é quando o seu site recebe acessos pela linkagem de outros sites. Esse é o tráfego-chave da técnica de SEO conhecida como link building. Mas, ao receber indicações de outras páginas, o Google entende que seu site possui maior autoridade e o favorece nos resultados de busca. 

Tráfego social

O tráfego social é excelente para quem deseja potencializar seu negócio por meio das redes sociais, pois ele vem por meio do engajamento e linkagem nas redes sociais. É muito comum que as redes sociais sejam exploradas pelo novo empreendedor.

Ao usar os melhores métodos de como vender no instagram, você pode se aproximar dos seus clientes de maneira interativa, com a chance de aumentar exponencialmente o alcance da sua marca por meio de posts que viralizam.

Tráfego direto

O tráfego direto é autoexplicativo: o cliente já conhece a sua página online por meio de publicidade ou outros meios, e o acessa escrevendo o endereço diretamente na barra de endereços. 

Conclusão

Investindo na gestão de tráfego, com toda certeza sua empresa terá sucesso. Para ter ainda mais êxito com suas campanhas, é bom contar com o trabalho de uma agência de marketing digital. Clique aqui e entre em contato com a Hostconect para isso!!

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