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Dicas de marketing de conteúdo para adquirir clientes

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Marketing de conteúdo, é a empresa se posicionar como um veículo de mídia, criando conteúdos e atraindo o interesse de seus clientes. Trata-se de uma excelente estratégia para o marketing digital. Nesse artigo, vamos abordar sobre essa estratégia, e oferecer dicas que vão te ajudar a atrair e conquistar os clientes. 

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O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia usada com o intuito de atrair clientes por meio da criação de conteúdo relevante ( vídeos, posts em redes sociais, textos e ebooks), ele atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas. Podemos dizer também que é a base do Inbound marketing, a ideia consiste em informar as pessoas para fazer com que elas respeitem sua marca, tenha ela como referência e se tornem clientes da sua empresa. 

Seu objetivo é atrair, engajar e reter um público, fornecendo conteúdo consistente e relevante, feito para solucionar os problemas, educar e entreter. Ou seja, o marketing de conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam!

Estratégia de Marketing de conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo tem como objetivo documentar todos os pontos necessários antes de dar início ao processo. Basicamente, ela é dividida em cinco etapas:

  • Planejamento: O plano deve deixar claro quais são as pessoas responsáveis pelas tarefas e como elas atingirão as metas; 
  • Elaboração de Persona: Quando você desenvolve a persona, a criação dos conteúdos passa a fazer sentido, pois você sabe a quem direcioná-los. 
  • Criação de conteúdo: Os conteúdos podem ser feitos em diversos formatos, desde que sejam pertinentes ao seu público;
  • Distribuição: Além de produzir conteúdos, é necessário promovê-los nos canais em que a persona se encontra, como listas de e-mail e redes sociais;
  • Mensuração de resultados: Para ter certeza que as ações estão funcionando corretamente, é preciso analisar os dados referente ao tráfego, SEO, interações sociais e networking. 

Quais os benefícios do marketing de conteúdo?

Investindo no marketing de conteúdo, você ganhará o interesse genuíno em sua marca ou produto, além dessa ser a forma mais efetiva para aumentar a visibilidade online da sua marca e o custo ainda é menor. 

Atrair novos leads

Para que as estratégias de marketing digital funcionem, ter um fluxo de produção de conteúdo é algo essencial. Toda ação de marketing é projetada para fornecer conteúdo valioso para um público-alvo e criar relacionamentos de longo prazo e são os relacionamentos baseados em confiança que atraem leads qualificados. Sem essa estratégia, as pessoas não vão encontrar sua empresa e muito menos compartilhar seus dados de contato para manter um relacionamento.

Aumenta o engajamento com a marca

O engajamento busca construir um relacionamento próximo e constante com uma audiência mais seletiva. Produzindo um conteúdo de qualidade, você terá muitos resultados e o principal, vai aumentar as interações das pessoas da sua marca. 

Gera vendas

Aumentar o número de vendas, significa focar sua produção de conteúdo para guiar os leads em todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão. O importante é que você identifique seu objetivo para poder direcionar seu planejamento de forma correta.

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Branding

Um dos benefícios de utilizar o marketing de conteúdo é contribuir também para uma estratégia de branding. Branding é a forma de trabalhar a marca de uma empresa, pessoa, produto e qualquer outra coisa para que ela se torne conhecida e próxima ao público. O branding usa vários elementos para fazer o fortalecimento da marca, como por exemplo, identidade visual, logotipo, cores, linguagem e o conteúdo. 

Planejamento da estratégia de conteúdo

Para que o marketing de conteúdo seja bem-sucedido, antes é necessário definir os objetivos, estratégias a utilizar e quais métricas avaliar. O planejamento é tudo aquilo que vem antes de começar a criar conteúdo de fato: a escolha de temas, de palavras-chaves e de linguagem. É o momento em que você deixa claro os resultados que deseja obter. Por isso que, na etapa do planejamento, nós definimos todos os passos da estratégia de marketing da empresa, começando pela persona. 

Crie uma jornada para seu público

O conteúdo desempenha um papel importante na criação da jornada. Por isso, essa jornada é essencial porque dificilmente alguém que chega pela primeira vez nos seus conteúdos vai querer efetuar uma compra. É preciso construir em conjunto o entendimento de que você possui uma solução ideal para resolver os problemas encontrados por esse público. Mapear e otimizar cada ponto de contato com o cliente ajudará você a criar uma experiência totalmente orientada ao usuário. 

Um dos termos utilizados na jornada e nos planejamentos é o funil de vendas, que serve para mostrar o caminho que o cliente faz desde o primeiro contato com a sua empresa até quando se torna cliente. Entender como o funil de vendas funciona e desenvolver estratégias que conduzam seus contatos do topo até o fundo dele é essencial para a eficácia do Inbound Marketing. 

Aumente suas conversões em vendas

As conversões em vendas são o objetivo final de qualquer empresa. O Marketing de Conteúdo fornece taxas de conversão cerca de 6 vezes maiores do que outros métodos de marketing, como os links patrocinados, por exemplo. Portanto, embora o Marketing de Conteúdo possa exigir muito esforço e tempo, já que você nem sempre verá os resultados instantaneamente, no longo prazo, criar conteúdo sempre vale a pena. 

Para que serve o marketing de conteúdo?

Se você ainda não entendeu quais as grandes vantagens de uma estratégia de Marketing de Conteúdo, siga lendo os próximos tópicos. Afinal de contas, essa estratégia conseguiu atingir o que nenhuma outra foi capaz. 

Aumentar sua visibilidade na internet

Marketing de Conteúdo tem ampla influência nas estratégias de SEO de um site. Hoje não basta produzir conteúdo com palavras-chaves soltas em meio aos textos ou fazer link building em grande quantidade, mas sem qualidade. O algoritmo de busca do Google se desenvolveu muito e já consegue perceber o que é um conteúdo relevante para o usuário. 

Aumentar a interação com a sua marca

O Marketing de Conteúdo também serve como um canal de interação com sua marca para que os clientes possam conversar com sua empresa, tirar dúvidas e enviar sugestões.

Conseguir a atenção da audiência e fazer com que ela compartilhe seu conteúdo, é uma forma de publicidade espontânea. Seja por meio de um blog, uma central de ajuda, um treinamento em vídeo ou nas redes sociais, o conteúdo que você cria pode ter alto potencial de engajamento. 

Melhorar a experiência pós-venda

Pode ser um FAQ, um treinamento online, uma central de ajuda, ou até mesmo um fluxo de e-mail marketing focado para o cliente. Ou seja, fazer Marketing de Conteúdo para o cliente é uma força considerável para garantir a fidelização. A boa experiência em um pós-venda é fundamental para que seu cliente continue utilizando os serviços ou produtos da sua empresa por mais tempo e indique para outras pessoas. 

Conclusão

Para atrair clientes e fazer com que eles se encantem com a sua marca, é necessário investir no marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo trata-se de uma excelente estratégia de marketing digital. Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre, clique aqui e entre em contato com a Hostconect!

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