As mídias sociais humanizam a relação entre empreendedores e clientes, mas também demandam estratégias e ferramentas específicas. Hoje, as empresas se aproximam dos clientes no espaço das redes sociais oferecendo conteúdos de qualidade e relevantes.
As redes sociais ajudam empresas de diversas formas, mas como negócios não são vida pessoal, é necessário o uso de estratégias e ferramentas, porque afinal, o objetivo são as vendas. Elas são extremamente essenciais nos dias de hoje, pois dentro delas há muitas oportunidades para fazer com que o seu negócio cresça cada vez mais. Continue lendo para saber mais!
A nova estratégia do marketing digital para atrair clientes age para encantar, atrair, influenciar e converter usuários em clientes. Os dados mostram que segundo o Facebook, a rede tinha quase 2 bilhões de usuários ativos diários em setembro de 2021. Em média, o facebook é acessado oito vezes por dia, seguido pelo Instagram (seis vezes por dia) e Twitter (cinco vezes por dia). A cada minuto centenas de pessoas fazem login para entrar nas mais famosas mídias sociais, ou seja, elas passam muito tempo nas redes, o que acaba sendo ótimo para as empresas conseguirem atrair novos clientes.
Apesar dos grandes números, o facebook não é tão importante e relevante para os profissionais de marketing tanto quanto o instagram é. Afinal, o instagram é a rede social mais usada hoje em dia. Uma pesquisa recente feita na RD Station revelou que o instagram é a rede mais relevante para 96% dos empreendedores.
Desde que foi lançado, o instagram foi crescendo aos poucos e ganhou um espaço poderoso para os usuários e também para os empreendedores, pois a presença digital atrai muitos clientes em potencial.
Redes sociais e suas ferramentas para monitoramento
Segundo a pesquisa feita pela RD Station, o recurso mais relevante para analisar as principais estatísticas são páginas que oferecem dados globais, com destaque para comentários recebidos e número de links. Nessa pesquisa também mostra que é essencial ter relatórios unificados com a performance dos vários tipos de formato como imagens e vídeos.
Ou seja, indo além das câmeras, as empresas que desejam se posicionar no mercado, precisam de ferramentas para tocar essa frente de divulgação com mais eficiência.
As melhores plataformas utilizadas para realizar o gerenciamento de diversas redes sociais em um só espaço são a MLabs e Hootsuite. Para quem deseja analisar melhor o comportamento dos concorrentes, o Similar Sites e Quintly são ótimas opções. Já o IFTTT, é muito utilizado para automatizar e definir ações de acordo com situações específicas, como enviar um e-mail de acordo com os comentários realizados pelos usuários das redes sociais.
Quando o assunto é redes sociais, o melhor gerenciamento feito é com o uso de ferramentas específicas. Veja algumas abaixo:
- Post Planner: planejamento de posts;
- Fanpage Karma: monitora dados vindo das interações dos usuários com a plataforma;
- Google Analytics: ajuda a posicionar organicamente as páginas nos resultados de buscas;
- BoardReader: monitora fóruns de discussão.
Além dessas ferramentas citadas, existem muitas outras que realizam o monitoramento de citações de marca na internet, monitoramento de outros números e gerenciamento de reputação online.
Por que as redes são tão importantes?
As redes sociais possibilitam que as pessoas se conectem, interajam e compartilhem conteúdos. As redes sociais são uma ótima maneira para as empresas se comunicarem com seus clientes e fortalecerem sua marca.
Elas oferecem um amplo alcance para as empresas, permitindo que elas criem uma comunidade online de clientes e potenciais clientes. As redes sociais também são uma ótima ferramenta para construir relacionamentos, ganhar insights sobre o que os clientes querem e compreender melhor a concorrência. Além disso, as redes sociais podem ajudar a impulsionar as vendas diretamente, gerando leads qualificados e vendas diretas.
Enfim, é indiscutível a importância das redes sociais para as empresas nos dias de hoje. Se você ainda não está utilizando essa ferramenta para potencializar seus negócios, está perdendo uma grande oportunidade de crescimento e ficando atrás da concorrência.
Quais são as formas que eu posso utilizar as redes sociais para o meu negócio?
Como muitos já sabem, as redes sociais dominaram o mundo e são essenciais para fazer com que a sua marca ganhe mais visibilidades, clientes e com que ela cresça no mercado.
As redes são fundamentais para as empresas, pois além de poder estabelecer um contato direto com o cliente, é possível divulgar seus produtos e serviços. Aqui estão 5 formas de usar as redes no seu negócio:
1- Crie um perfil comercial: as redes sociais são uma ótima plataforma para divulgar sua marca, então crie um perfil comercial e mantenha-o atualizado com as novidades da empresa.
2- Interaja com os seguidores: não basta só criar um perfil nas redes sociais, é preciso interagir com os seguidores. Responda dúvidas, faça enquetes e promova concursos. Assim, você interage e constrói uma relação de confiança com o público.
3- Anuncie nas redes sociais: as redes são uma excelente ferramenta para realizar anúncios direcionados ao público-alvo da sua empresa. Defina o perfil do seu cliente ideal e crie anúncios personalizados para atrair mais leads.
4- Ofereça conteúdo relevante: além de anúncios, as redes sociais também são úteis para compartilhar conteúdo relevante para o seu público-alvo. Ofereça artigos, e-books, infográficos e outros materiais ricos em informações que agreguem valor às pessoas que os receberem.
Conclusão
Utilizar as redes sociais a favor da sua empresa, irá trazer resultados positivos, aumento das vendas, um bom relacionamento com os clientes e um alcance maior da marca. Ou seja, só tem benefícios em fazer uso das mídias sociais! Por isso, não perca tempo e já entre em contato com a Hostconect para saber mais sobre e conversar com os nossos especialistas em marketing digital!
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