porque aparece site nao seguro

Porque aparece site não seguro

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais:

Sites que apresentam mensagens informando que não são seguros devem ser evitados e alterar imediatamente. Se o site da sua empresa estiver mostrando uma mensagem assim, é importante saber o que significa essa mensagem e  porque ela aparece no seu site. Continue lendo esse artigo para saber mais!

porque aparece site não seguro

Na maioria das vezes, o site que estava tentando acessar até era conhecido, um e-commerce ou portal de notícias que você costuma visitar com frequência. No entanto, de repente essa notificação começou a surgir. Essa mensagem “site não seguro” que aparece no Chrome, além de aumentar a desconfiança do usuário em relação ao seu site e afastar novas visitas, acaba prejudicando seu posicionamento nos mecanismos de busca da web, fazendo com que poucas pessoas acessem seu site.

Confira abaixo o que significa essa mensagem, o que fazer quando aparece, como resolver o problema e como ter um site totalmente seguro.

O que significa site não seguro?

A mensagem “site não seguro”, significa que  o navegador não conseguiu confirmar a identidade do site. É uma medida tomada pelo navegador para garantir a melhor experiência do usuário, dificultando a ação de hackers, que podem tentar interceptar dados pessoais dos usuários durante a navegação. É importante ressaltar que a notificação de site não seguro no Chrome tem como objetivo alertar esses usuários, que então podem escolher prosseguir a navegação ou não.

Quando um site aparece como não seguro não significa que há vírus ou algo assim. O critério do Chrome é baseado no objetivo de proporcionar a melhor experiência possível para o usuário.

Como identificar um site não seguro?

 Para saber se o conteúdo exibido nele é seguro, o primeiro passo é identificar se o endereço começa por HTTP ou HTTPS que significam, respectivamente, o protocolo padrão para acesso às páginas na internet e a extensão que adiciona uma camada de segurança. Se você quiser evitar entrar nesse tipo de site, é importante observar o endereço dele.

Para que um site funcione com HTTPS, é necessário que ele tenha um certificado de segurança para garantir que a conexão que os usuários estabelecem com ele sejam criptografadas. Por isso, as lojas virtuais precisam tê-lo para que os clientes possam inserir informações pessoais e de cartão de crédito sem qualquer tipo de desconfiança e preocupação, a fim de deixá-los seguros. 

A identificação de um site não seguro é feita por meio de um cadeado que aparece na barra de endereço. Mas quando o site não é seguro, o Chrome costuma apresentar uma notificação para alertar o usuário, porque nem todo mundo checa se há ou não o cadeado na barra de endereço. 

Como resolver esse problema?

É extremamente importante compreender como solucionar esse problema, para que seu site seja visto como um site seguro e passe confiança para os usuários. Separamos os dois passos necessários para ajudar a resolver o problema do site não seguro. Veja:

Obtenha um certificado SSL

O certificado do SSL é fornecido pelo seu servidor de hospedagem, ou seja, para obtê-lo será necessário entrar em contato com o seu servidor para solicitar o certificado. Quando instalado no seu site, todos os dados serão transformados em códigos e descodificados apenas quando a mensagem chegar ao receptor final. É dessa forma que as informações enviadas por meio das compras de um e-commerce ficam restritas somente entre a empresa e seus clientes. 

3 principais motivos para obter o certificado SSl no seu site:

  • Baixo custo;
  • O Google recomenda seu site;
  • Tranquilidade na hora de realizar compras pelo cartão.

Instale o plugin Really Simple SSL

Depois de adquirir o seu certificado do SSL, o próximo passo é instalar ele no seu site. Sendo ele criado em WordPress, você pode fazer isso por meio do plugin Really Simple SSL. Uma vez que você já tenha obtido o certificado SSL com seu servidor, o processo estará concluído após a ativação e você poderá acessá-lo instalando o plugin.

banner criação de sites

Porque a mensagem de site não seguro continua aparecendo?

Se mesmo após os dois passos acima a mensagem continuar sendo exibida, ainda há situações que fazem a mensagem de erro aparecer no navegador toda vez que alguém acessa o seu site. Veja as principais situações e como resolvê-las:

  • Quando o certificado SSL está expirado;
  • Quando o seu site usa apenas HTTP, significa que o certificado do SSL não foi configurado da forma correta.

O que fazer para conseguir acessar um site não seguro?

Como proceder quando se deparar com um site não seguro? Bom, tudo irá depender do navegador que estiver sendo utilizado. Apesar de sites não seguros apresentarem riscos independente do navegador, separamos algumas orientações caso o acesso ao site seja realmente necessário.

Se estiver usando o Google Chrome, é possível seguir um procedimento que permita acessar um site inseguro, embora não repare o problema no certificado. Ao se deparar com a mensagem “sua conexão não é particular”, clique em “Avançado” e confirme o acesso ao site, mesmo que o site não seja seguro.

Como ter um site seguro?

Agora que você já sabe tudo sobre o site não seguro, é hora de aprender como ter um site seguro. Para ter um site seguro, é fundamental escolher uma solução focada em proteção e detecção de ameaças em tempo real como, por exemplo, o Stage. Com o Stage,  você pode criar o site da sua empresa dentro da plataforma WordPress com SSL incluído.

Além disso, é fundamental adquirir o certificado SSL, pois ele impacta na segurança, SEO e no sucesso da sua empresa na internet.  Afinal, os riscos à cibersegurança continuam e você precisa cuidar da sua marca e dos seus consumidores. 

Conclusão

Ter um site seguro é a certeza de que os usuários acessarão o seu site sem preocupação e com a confiança de que ele é seguro. Isso transmite credibilidade para o seu site, por isso é importante ter um certificado SSL! Se você tem interesse em criar um site para o seu negócio, entre em contato com os nossos especialistas. 

Veja também:

Plataformas de criação de sites grátis

6 razões para contratar uma empresa de criação de sites 

Criação de sites profissionais: O que você precisa saber!

 

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas

Não deixe para amanhã o cliente que você pode conquistar Hoje !

OU