criação de sites

Plataformas de criação de sites grátis

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais:

Muitas pessoas ainda não fazem ideia de como é simples e rápido criar um site para a própria empresa. Existem várias plataformas de criação de sites grátis disponíveis para isso e vamos apresentá-las para você aprender a montar o seu site do zero. 

Hoje em dia é essencial que todas as empresas tenham um site ou blog destinado ao seu negócio. Por isso, venha saber quais são essas plataformas gratuitas e por que usá-las. 

plataformas de criação de sites grátis

O que é um site?

Um site é um endereço próprio, ele consiste em um endereço digital em que produtos, serviços, formas de contato e diferentes tipos de informações sobre o negócio são oferecidos aos visitantes. Devido aos dados que ele oferece aos usuários, o site é diferente de um blog e de um e-commerce

Agora que você já  sabe o que é um site, é preciso saber de dois fatores essenciais para criá-lo. É preciso ter:

  • servidor:  consiste no serviço de hospedagem, que deixará o site no ar e armazenará todas as suas informações para evitar perdas. Esse serviço pode ser gratuito ou pago.
  • domínio:  é o endereço do site, que é registrado para facilitar a busca do usuário. Depois que criá-lo, é preciso conferir se ele está disponível no site Registro.br;

Depois que esses critérios forem definidos, você já começar a criação do seu site. 

O site aparece no Google?

A criação de um site é essencial, pois ela é o cartão de visitas da sua empresa. Essa é uma das formas pelas quais a sua empresa é encontrada e seus produtos e serviços são divulgados na internet.

Por meio dele, você gera mais visibilidade para o seu negócio e mostra ao consumidor o que você pode fazer para ajudar e solucionar seus problemas. E tudo isso acontece porque quando você cria um site, ele automaticamente já aparece no Google. 

Aliás, qualquer site aparece desde que você saiba usar os critérios de SEO, Marketing de Conteúdo e outras estratégias que levem ao sucesso. 

Afinal, quais são as plataformas de criação de sites grátis?

Usar uma plataforma de criação de sites grátis tem a vantagem de não só ter mais facilidade na criação, como também ajuda a evitar a contratação desnecessária de um programador. 

É necessário conhecer todas as plataformas antes de escolher qual delas usar. Por isso, confira as principais.

1- Wix 

O Wix é uma das plataformas grátis mais conhecidas e populares do Brasil. Essa plataforma oferece diferentes templates prontos, que podem ser adaptados de modo simples. Nela, ainda há hospedagem segura e um suporte de qualidade. O editor é fácil de utilizar e já adapta a página para mobile.

Assim que criar a sua conta, o Wix já te leva para o painel de configuração do site. A ferramenta já apresenta um modelo inicial de site ainda não publicado que pode ser customizado ou editado facilmente pelo usuário, adiantando o processo e facilitando a criação para quem nunca usou antes.

2- WordPress

O WordPress é a plataforma de criação de site mais famosa do mundo, com aproximadamente 75 milhões de sites criados na plataforma, que atingem mais de 409 milhões de pessoas e é a melhor plataforma para rankeamento no Google. 

O WordPress ainda apresenta amplas possibilidades de personalização. Por isso, é bastante versátil. Nele, existem duas opções para a criação de sites usando o WordPress. Uma é a WordPress.com e a outra WordPress.org. A primeira recomendamos como criador de páginas online grátis, enquanto a segunda requer o investimento em um servidor de hospedagem para configuração e publicação do site.

3- Google Sites

O Google Sites é uma plataforma de criação de sites oferecidos pelo Google. Ele é de ser utilizado e permite integração com o Google Maps e outras lojas online. No entanto, é importante ressaltar que a URL ( nome do seu domínio) terá “sites.google.com” antes do nome do negócio. 

 Após logar e entrar na ferramenta, o usuário já visualiza uma galeria de modelos para sua futura página. Todos eles estão organizados por categorias como, por exemplo, Pequenas Empresas, e subcategorias como Salão de Beleza.

4- Webnode

A Webnode é uma plataforma de criação de sites gratuita que permite a criação de um site com mais rapidez, facilidade e personalização. Um dos benefícios desta plataforma, é que ela já tem design responsivo, ou seja, otimizado para dispositivos móveis. 

5- Weebly

A plataforma Weebly possui um plano grátis de 500mb de armazenamento, uma ótima vantagem. Graças a isso, sua página passa a funcionar em poucos minutos. Além disso, o Weebly garante a segurança do site, formulários de contato e capturas de leads. 

Assim como o Google Sites, o site criado pela plataforma Weebly, também terá a marca Weebly em seu domínio. 

banner criação de sites

Quais são os prós e contras de utilizar plataformas de criação de sites gratuitas?

Agora que você já conhece as principais plataformas de criação de sites grátis, é importante considerar os prós e contras de utilizá-las. É necessário fazer uma análise antes de escolher qual delas irá utilizar e se realmente vale a pena. 

Prós: 

  • Velocidade para colocar a página no ar já hospedada em um servidor seguro e de confiança;
  • Facilidade para editar modelos de sites prontos;
  • Páginas já trazem soluções para otimização SEO;
  • Você não precisará se preocupar caso não tenha habilidades de design;
  • A maioria das ferramentas presentes na plataforma oferecem planos escaláveis para acompanhar o crescimento do seu site.

Contras: 

  • Os temas oferecidos pelas plataformas podem não atender a sua necessidade;
  • O domínio tende a trazer a marca da ferramenta;
  • Você não tem controle absoluto sobre todos os elementos disponíveis no seu site ao optar por montar um site grátis em um construtor;
  • Caso precise escalar seu site, os planos mais completos podem ser caros;

Conclusão

Se você tem um negócio e não possui um site para ele, está ficando atrás da concorrência e perdendo oportunidades de negócio. Utilizando as plataformas de criação de sites grátis, você terá um site eficiente para o seu negócio e irá atrair mais clientes para ele. A HostConect pode ajudar você nesse processo, clique aqui e entre em contato com os nossos especialistas. 

Veja também:

Dicas de porque fazer a criação e otimização de sites 

6 razões para contratar uma empresa de criação de sites 

Criação de sites profissionais: o que você precisa saber 

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas

Não deixe para amanhã o cliente que você pode conquistar Hoje !

OU