O que é conteúdo perturbador e de baixa qualidade

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais:

A plataforma do Facebook tem se esforçado para conciliar, em uma única plataforma, um ambiente agradável para seus usuários e um veículo publicitário de alcance mundial, que não tenha problemas em seu funcionamento e publicações. O Facebook adotou regras bem rígidas quanto aos anúncios e promoções pagas em sua plataforma. Continue lendo para saber o que é conteúdo perturbador e de baixa qualidade, o que não pode ser publicado e como resolver esse problema. 

conteúdo perturbador e de baixa qualidade

Mensagem de conteúdo perturbador e de baixa qualidade

Os anúncios de baixa qualidade no Facebook, proporcionam experiências negativas e não combinam com o objetivo da plataforma de criar conexões significativas entre pessoas e empresas. Até mesmo quem usa o Facebook como estratégia de marketing, sentiu dificuldades para continuar promovendo seus serviços e produtos, porque nem tudo pode ser anunciado no Facebook Ads. 

O Facebook criou um guia de Políticas de Publicidade, que lista desde o processo de avaliação interna dos anúncios até quais são os conteúdos proibidos ou que devem ser restritos na rede social.O objetivo da rede social é limitar, cada vez mais, esse tipo de anúncio na plataforma. 

O que não pode ser anunciado no Facebook?

Quando aparece uma mensagem de que uma publicação ou anúncio possui um conteúdo perturbador e de baixa qualidade, muitas pessoas passam a não confiar mais nas publicações daquela conta e o perfil passa a ser visto como má referência. As políticas de publicidade do Facebook determinam duas grandes categorias a se observar: Conteúdos Proibidos e Conteúdos Restritos. 

Separamos uma lista de quais são esses conteúdos proibidos e restritos e quais são os anúncios que não podem ser publicados na plataforma. Confira a lista a seguir:

  • Conteúdo Sensacionalista 

Atualmente, uma das maiores preocupações do Facebook é em relação à propagação da violência, seja ela explícita ou não. Por isso, de acordo com a empresa, os anúncios não devem ter conteúdos visuais que possam ser chocantes, que transmitam violência explícita ou que sejam desrespeitosos. Basicamente, os conteúdos que são sensíveis e não podem ser postados são qualquer imagem ou vídeo que possa assustar os visualizadores., que sejam sangrentas, sensacionalistas ou que façam apologia à violência. 

  • Conteúdo Perigoso

Essa categoria específica não está explícita nas políticas de imagem do Facebook, porém resolvemos listá-la pois ela se encaixa dentro das normas da comunidade e tem sido um obstáculo para muitos anunciantes na plataforma. 

O conteúdo perigoso, dá ênfase à proibição de conteúdos possivelmente perigosos para o usuário ou que incitem algum tipo de conduta negativa de forma geral para as pessoas. Nesse contexto, os conteúdos perigosos seriam: imagens que façam alguma referência ao bullying, maus-tratos, violência física, humilhação, suicídio ou automutilação. 

  • Produtos ou serviços ilegais 

Os anúncios não devem constituir, facilitar ou promover produtos, serviços ou atividades que são ilegais. Os anúncios direcionados a menores de idade não deverão promover produtos, serviços ou conteúdos que sejam inapropriados, ilegais ou inseguros, ou que explorem, enganem ou exerçam pressão sobre as faixas etárias direcionadas.

banner criação de sites

  • Linguagem Ofensiva 

Essa categoria da lista se relaciona às questões de violência, com o foco voltado para a comunicação em si. Ou seja, a linguagem usada no anúncio não deve ser agressiva e nem ofensiva. A linguagem ofensiva pode ser tanto a verbal, quanto a visual. Por isso, verifique sempre se as expressões utilizadas nos anúncios não são consideradas ofensivas, assim como os gestos feitos pelos modelos fotográficos. 

  • Conteúdo adulto 

Os anúncios publicados na plataforma não podem incluir conteúdo adulto. Isso abrange nudez, representações de pessoas em posições explícitas ou sugestivas ou atividades muito sugestivas/sexualmente provocativas. Os anúncios que afirmam ou sugerem a possibilidade de conhecer uma pessoa, conectar-se com ela ou ver um conteúdo criado por ela não podem ser posicionados de uma maneira sexual ou com a intenção de sexualizar a pessoa em destaque no anúncio. Esse tipo de conteúdo é totalmente proibido e restrito e traz má credibilidade para o seu perfil.

  • Conteúdo perturbador ou de baixa qualidade

Essa categoria puni anúncios pouco confiáveis ou que tem como objetivo enganar o leitor, causando uma experiência perturbadora ou inesperada. Assim, enquadram-se o uso de imagens sensacionalistas que pouco ou nada se relacionam com a página de destino, anúncios com pop-ups que atrapalham a navegação na plataforma e imagens exageradamente recortadas ou que fazem as pessoas clicarem no anúncio para visualizar a imagem completa. 

  • Saúde Pessoal

Assim como tratado nos Padrões da Comunidade da rede social, os conteúdos publicados não devem estimular aspectos negativos em relação aos atributos pessoais, principalmente quando dizem respeito à saúde e ao bem-estar de cada um. Por isso, deixe de lado as fotos de balanças, fitas métricas, abdomens malhados em zoom e aos adorados “antes e depois”. Esse tipo de conteúdo mexe com a autoestima dos usuários e prejudica ainda mais o seu bem-estar. 

  • Conteúdo Proibido e Restrito 

Nessa categoria, é necessária uma atenção maior em relação ao conteúdo proibido para não infringir os Padrões da Comunidade do Facebook e nem as Diretrizes da Comunidade do Instagram. Essas normas são usadas pelas plataformas para assegurar que o conteúdo publicado não incentiva violência, ameaças, discursos de ódio, nudez e outras ações que podem ir contra a lei do país, como o uso de imagens que não são de propriedade do usuário e vídeos de terceiros. Alguns conteúdos proibidos são:

  • Práticas discriminatórias;
  • Produtos de tabaco;
  • Drogas e produtos relacionados com drogas;
  • Suplementos perigosos;
  • Armas, munições ou explosivos;
  • Leilões;
  • Documentos falsos; 
  • Conteúdo falso ou enganoso;
  • Conteúdo controverso;
  • Páginas de destino que não funcionem;
  • Equipamentos de vigilância;
  • E muito mais!

O conteúdo restrito é aquele que pode estar sob normas e leis de cada país, ou que tem algum detalhe de configuração para que a campanha seja exibida, como a idade do público-alvo. Alguns exemplos de conteúdos restritos são:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Serviços de jogos de azar valendo dinheiro real;
  • Loterias estaduais;
  • Farmácias online;
  • Suplementos;
  • Serviços de assinatura;
  • Serviços financeiros;
  • Conteúdo de marca;

Conclusão

Conhecendo e seguindo as políticas de publicidade do Facebook e sabendo quais são os conteúdos e anúncios que não podem ser postados, facilita na hora de garantir a aprovação das campanhas, além de poder deixar claro para seu cliente se o que ele quer anunciar é possível ou não, passando mais credibilidade e segurança para eles. Todas as regras e restrições que você leu acima foram criadas para oferecer a melhor experiência possível ao usuário do Facebook, por isso, siga todas as regras corretamente!

Veja também:

Dicas de conteúdo para a sua loja virtual

Curso Facebook Ads 

Dicas de como ganhar dinheiro pelo blog

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas

Não deixe para amanhã o cliente que você pode conquistar Hoje !

OU