O que os brasileiros mais compram na internet?

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais:

As compras online vem ganhando força e se consolidando cada vez mais desde o início da pandemia de COVID 19. Com o passar do tempo, as pessoas acabaram se acostumando com a modernidade e com a vida online. Venha saber o que os brasileiros andam comprando na internet. 

Compras online

Por que fazer compras online?

A praticidade, comodidade e preços atrativos são os principais motivos que levam as pessoas a optarem pela compra online. A versatilidade também é uma das principais vantagens de se fazer compra online, já que é possível encontrar de tudo. 

Por outro lado, para aqueles que optam por efetuar suas compras em lojas físicas, o que é considerado, são fatores como a possibilidade de ver ou experimentar o produto, a pronta entrega, a isenção de frete e o medo de comprar em lojas online.

Apesar disso, dentre aqueles que preferem o comércio eletrônico, algumas pessoas alegam pesquisar antes de efetuar o pagamento, sendo que a maioria busca por informações em avaliações de outros usuários e em sites especializados.

Quantas compras são feitas na internet?

Mesmo sem um número concreto sobre a quantidade de pedidos que são feitos diariamente, dados não faltam para comprovar a tendência das compras online. 

Um levantamento do NZN Intelligence mostrou que 74% das pessoas preferem fazer compras pela internet do que em lojas físicas. O mesmo levantamento também mostrou que 82% dos consumidores brasileiros que têm acesso à internet já optaram pelas compras online.

Então, no final das contas, são feitas 25 compras na internet a cada segundo. Ou seja, desde que você começou a ler este conteúdo, é provável que algo em torno de 4 mil compras online tenham sido feitas. 

Afinal, quais são os itens mais comprados?

  1. Perfumaria e cosméticos/saúde 
  2. Moda e acessórios 
  3. Casa e decoração 
  4. Eletrodomésticos
  5. Livros/assinaturas e apostilas 
  6. Telefonia/celulares
  7. Esporte e lazer 
  8. Informática 
  9. Alimentos e bebidas 
  10. Eletrônicos 

Preferências dos brasileiros: setores que mais cresceram no isolamento

Com mais tempo em casa, as pessoas passaram a comprar mais itens para uso doméstico e pequenas reformas. Além disso, adquiriram mais produtos para lazer e bem-estar, já que não podiam ir a espaços públicos. 

Nesse sentido, um levantamento da Kantar revelou que entre as categorias que tiveram mais crescimento entre os brasileiros isolados na pandemia estavam os videogames (47%), beleza e saúde (33%) e computadores e acessórios (23%). 

Considerando apenas as vendas on-line no Mercado Livre, que está entre os maiores sites de vendas on-line no Brasil, houve um aumento de 39% entre os dias 24 de fevereiro e 3 de maio. Entre os produtos mais vendidos estavam: 

  • máscara facial (433% de alta); 
  • gel anti-bacteriano (28%); 
  • suplementos alimentares (59%); 
  • iluminação (52%); 
  • fones de ouvido (49%); 
  • camisetas e moletons (45%). 

Fazer compras na internet é confiável e seguro

Mesmo com o faturamento das compras online, que crescem a cada ano que passa, algumas pessoas ainda têm medo de escolher essa alternativa. Mas pode ficar tranquilo, pois a segurança é outra vantagem que se destaca. 

Na pesquisa da NZN que comentamos anteriormente, entre a parcela de 26% das pessoas que preferem fazer compras físicas, os principais fatores que as afastam das compras na internet foram:

  1. Falta de confiança para informar número do cartão e dados pessoais (40%)
  2. Medo de não receber o item comprado (25%)
  3. Possível enganação sobre o pagamento (10%)
  4. Não ter achado preços realmente bons (7,5%)

Algumas pessoas ainda não se sentem tão confortáveis em relação às compras online, mas a tendência é de que esse número cresça cada vez mais. A segurança das compras online é muito grande quando se escolhem lojas confiáveis, assim como acontece nas compras físicas, por exemplo. Quem opta por uma loja física que não tem boa reputação também pode enfrentar problemas. Ou seja, é tudo uma questão de saber escolher. 

Conclusão

As compras online cresceram muito durante a pandemia e a tendência é crescer cada vez mais. Além de receber no conforto da sua casa, escolher tudo na tela do computador ou do celular e encontrar rapidamente o que procura, você consegue economizar muito com o Méliuz, seu parceiro de cupons de desconto, cashback e ofertas na internet. 

Veja também:

Como montar uma loja virtual

Por que criar um site para sua empresa

6 exemplos de automação de marketing que irão ajudar sua empresa 

 

 

 

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas

Não deixe para amanhã o cliente que você pode conquistar Hoje !

OU