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Growth Hacking: técnicas e estratégias de crescimento

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Growth hacking é uma estratégia super importante e eficiente que todo gestor deve conhecer e utilizar. Afinal, ela busca promover um crescimento massivo nos negócios em um curto período de tempo. A growth hacking é uma forma de trabalhar o crescimento do seu negócio com base em práticas melhores, que são construídas a partir de hipóteses e experimentos. Essa estratégia vem sendo muito utilizada pelas empresas de tecnologia e, por conta disso, muitas outras empresas estão buscando aprender e aplicar esses conceitos no seu negócio. Continue lendo para saber mais das técnicas e estratégias de crescimento da growth hacking.

growth hacking: técnicas e estratégias de crescimento

O que é growth hacking?

A growth hacking nada mais é do que um conjunto de ações que orienta um crescimento mais rápido nos negócios e é uma forma de pensar inteligente e eficiente que permite criar e definir estratégias por meio da realização de experimentos, hipóteses e testes para verificar sua validade. Seu principal objetivo é propiciar o crescimento acelerado das empresas a partir da identificação de gargalos e oportunidades de melhorias no negócio.  

No growth hacking, o crescimento é baseado em métricas e o marketing orientado a experimentos. O foco do trabalho está em encontrar oportunidades e gatilhos para criar estratégias de crescimento e escala. A growth hacking é uma nova forma de pensar o marketing digital e que coloca as empresas no caminho dos seus objetivos, de maneira mais eficiente e certeira. Afinal, as ações de vendas tradicionais não são capazes de gerar, muitas vezes, o impacto desejado diante de um novo tipo de cliente,  cada vez mais exigente e conectado com o mundo online.

Como ele funciona?

Como vimos, a growth hacking é uma forma de trabalhar o crescimento de seu negócio, com base na construção empírica de melhores práticas a partir de experimentos, hipóteses e idéias. As diversas metodologias que tratam do assunto servem apenas para facilitar esse entendimento, mas são criadas para o contexto genérico ou distante do seu negócio. Na prática, a linha de raciocínio da growth hacking é muito simples, veja como ela funciona:

  • Focar esforços no principal problema da empresa;
  • Pensar em melhorias para o esse problema e priorizar as melhores ideias;
  • Modelar a forma mais simples de testar essa nova ideia e aplicá-la;
  • Garantir que você aprenda com seus sucessos e insucessos;
  • Usar esse aprendizado para gerar novos testes e experimentos.

Para a sua growth hacking funcionar de forma certa e ter sucesso, é fundamental estabelecer essas partes do processo:

  • Objetivo: definir claramente qual é o objetivo do growth hacking;
  • Ferramentas: utilizar ferramentas de teste, analytics e automação;
  • Hipótese: elaborar hipóteses a partir de know-how e intuição dos profissionais;
  • Experimentos: realizar testes que comprovem a eficiência da hipótese. 

Como é aplicado na prática?

Como o conceito de growth hacking é ligado ao Marketing, é comum que seja aplicado por profissionais especialistas nessa área e utilize estratégias e técnicas relacionadas ao marketing digital. Na prática, a growth hacking reúne diversas ações que não representam uma novidade. Porém, se elas forem pensadas e feitas em conjunto, podem trazer resultados excelentes para o seu negócio. 

A metodologia da growth hacking é bastante voltada para experimentos e testes. Dessa forma, essa estratégia valoriza o conhecimento empírico na hora de tomar decisões sobre quais estratégias e técnicas precisam ser descartadas, implementadas e melhoradas. 

O processo de growth hacking estará completo se todo um conhecimento adquirido durante as experimentações servir para implementar novos fluxos, mais eficientes. Ainda, é importante que todo o aprendizado inspire novos testes para garantir uma melhoria contínua e um crescimento constante. Identificando sua área de foco, será possível levantar possíveis soluções para otimizar a produção, deixando o processo mais rápido, mais fácil ou até mesmo mais barato. 

Para que uma pessoa possa trabalhar como Growth Hacker, seu foco deve ir além das vendas e do faturamento. É preciso ter um pensamento analítico e estratégico, buscando compreender as metas da empresa e as metas e resultados que ela deseja alcançar para, em seguida, analisar indicadores de performance que possibilitem identificar os pontos críticos que precisam ser resolvidos.  

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Por que fazer growth hacking?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o growth hacking, é hora de saber porque fazer e usá-lo nas estratégias da sua empresa e  implementar um processo é essencial. Confira:

Possibilita rodar vários experimentos ao mesmo tempo

De fato, experimentos demoram, então é preciso uma enorme quantidade de dados para dar a eles alguma relevância estatística. Portanto, para colher os resultados, é preciso tempo. Por isso, se você não produzir experimentos em paralelo, irá demorar muito mais tempo para obter todas as análises necessárias. 

O crescimento vem da soma de vários crescimentos pequenos

Hacks (oportunidades) milagrosos são muito raros, então para fazer sua empresa crescer rapidamente da noite para o dia, a melhor solução é buscar várias soluções com taxas de crescimento mais “realistas”. No final, a somatória dessas melhorias vai levar a um ótimo crescimento para a sua empresa e crescer significativamente no mercado.

Acumula aprendizado e gera mais ideias para otimização

A estruturação de um processo possibilita a geração de um aprendizado maior. Mesmo quando um experimento não traz resultados positivos, é possível aprender com ele e pensar em novas formas de melhoria, o que ajuda em um entendimento maior sobre todo o processo de estratégias e de melhorias.

Como a growth hacking ajuda a crescer o meu negócio?

O growth hacking tem uma abordagem analítica para traçar as estratégias e tomar as melhores decisões para uma melhoria contínua.Faz parte do dia a dia do profissional de growth hacker, a avaliação constante dos resultados, via métricas de conversão do funil de vendas ou pela pesquisa de satisfação qualitativa que sempre ajuda com um feedback. 

Seu maior objetivo é ajudar o crescimento da empresa e para atingi-lo, está sempre disposto a buscar soluções fora de sua zona de conforto. Para atingir suas metas, o profissional irá fazer e refazer estratégias e testar inúmeras hipóteses, sempre buscando soluções criativas e de baixo custo para chegar até a inovação.

Conclusão

O conceito de estratégias, técnicas e metodologia da growth hacking é essencial para uma melhoria contínua da sua empresa, dos seus resultados e exige que você otimize a ideia de tempos em tempos para sempre melhorar a experiência do usuário. Como ele está ligado com o marketing digital, é fundamental que você utilize as estratégias do marketing e saiba qual a ideal para o seu negócio. Por isso, entre em contato com a HostConect e converse com os nossos especialistas. 

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