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6 Formas de potencializar sua vendas com automação de marketing

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A automação de marketing é uma solução eficaz para iniciar uma comunicação personalizada com novos contatos, para gerar mais vendas e para manter os clientes engajados. Ela ajuda as empresas a atingirem potenciais clientes em grande escala, mas de forma personalizada. 

AUTOMAÇÃO DE MARKETING

O que é automação de marketing?

Automação de marketing é o uso de tecnologias para automatizar ações e processos, com o objetivo de aumentar a eficiência e a escalabilidade do marketing e, ao mesmo tempo, manter um relacionamento personalizado com os leads. 

Embora possa ser usada em qualquer estratégia, geralmente a automação de marketing se alinha ao Inbound marketing. A intenção é automatizar a gestão dos leads no funil de vendas, para que eles evoluam até a compra com intervenções mínimas da equipe. 

Para entender como a automação pode ser usada para impulsionar seus resultados e manter os clientes ligados à sua marca, veja 6 exemplos de automação essenciais. 

1- Interação em ações de e-mail marketing

Depois que você começa a investir em e-mail marketing, é possível criar comunicações a partir do engajamento de leads e clientes. 

Verifique o comportamento de seus contatos em relação aos envios realizados e planeje ações de acordo com o nível de interação de cada um deles. O engajamento dos leads pode ser usado para personalizar os próximos envios. 

Dados como cliques nos envios e visualização são exemplos do que analisar. No caso dos cliques, você pode criar ações para contatos que clicaram em algum link do seu envio ou então especificar o link. Esses envios segmentados costumam ter melhores taxas de abertura, taxas de cliques e taxas de conversão, pois os conteúdos enviados serão de acordo com as interações dos contatos nos envios anteriores. 

2- Navegação em produtos específicos

Com o envio de produto visitado da nossa ferramenta de automação, também é possível realizar verificações baseadas nas informações obtidas através de seu site. 

Basta indicar o site em que a navegação dos produtos será verificada e integrá-lo com a nossa plataforma. 

Após algumas configurações, como a de definição do tempo que cada usuário precisa ficar em determinada página de produto para recebê-lo por e-mail, é só criar o conteúdo do envio. Esse tipo de ação irá incentivar usuários que demonstraram um interesse prévio por seus produtos a fechar a compra deles. 

3- Conversação em formulários

Esse é um tipo de automação indispensável para iniciar um relacionamento com quem acessa seu E-commerce – seja em busca de promoções e novidades da sua loja ou mesmo para receber conteúdos mais informativos. 

Adicionando formulários nas páginas mais acessadas do seu site, nas redes sociais ou em páginas criadas especificamente para converter novos leads e integrando esses formulários com uma ferramenta de automação de marketing, você consegue elaborar: 

  • Ações de boas-vindas para quem ainda não estava na sua base de leads e se cadastrou em algum formulário. 
  • Comunicações personalizadas considerando os produtos de interesse de cada contato. 
  • Manter os dados de quem já estava na sua base, mas se cadastrou novamente, atualizados. 

4- Depois que um contato compra na sua loja

Verifique quando foi a última vez que esses clientes compraram, quais produtos foram adquiridos e outras informações que possam ajudar a personalizar as novas ações. Essas informações permitem a criação de conteúdo personalizado para o público.

 Se seus produtos tiverem uma duração específica, melhor ainda, pois assim consegue automatizar um e-mail de recompra com os mesmos produtos comprados anteriormente e que seu cliente não tem mais, pois acabaram ou estão próximos de acabar. 

Além de incentivar novas compras, você pode criar fluxos de automação com foco em fidelizar clientes – compartilhando pesquisas de satisfação e solicitando feedbacks sobre os itens adquiridos de forma geral. Com isso, você vai entender 

exatamente quais são os pontos fortes dos produtos que oferece e o que pode melhorar para proporcionar uma experiência de compra inesquecível para os consumidores! 

5- Quando o usuário insere um item no carrinho do site mas não compra

Se você já vende online, deve saber que é essencial não apenas acompanhar a interação de leads e clientes no seu site, mas saber o que fazer quando eles desistem de realizar uma compra. 

6- Ações com base na data de aniversário dos seus leads e clientes

Esse tipo de ação é de muita utilidade para estabelecer um bom relacionamento com seus leads e clientes. Afinal, quem não quer ganhar algum presente em uma data especial, não é mesmo? 

Sabendo a data de nascimento de seus contatos, você pode criar as automações de e-mail de aniversário de forma rápida, definindo apenas o momento em que o usuário receberá o envio de email ou SMS.

Além de parabenizar o lead pelo seu dia, você pode surpreendê-lo com uma oferta para que ele comemore o seu dia obtendo um novo produto. 

Quais os benefícios da automação de marketing?

O mercado exige cada vez mais competitividade, agilidade e resultados, e as empresas precisam ganhar tempo e eficiência para serem mais competitivas.

A seguir, você vai entender os principais benefícios que elas ganham ao adotar a Automação de Marketing. 

  • Mais eficiência no funil de vendas;
  • Mais produtividade para a equipe;
  • Integração entre os times;
  • Menos chances de falhas;
  • Redução do ciclo de vendas;
  • Mais satisfação e retenção de clientes;
  • Escalabilidade para o negócio.

Conclusão

A automação de marketing é uma estratégia poderosa de crescimento para a sua empresa, então ao invés de limitar a evolução da empresa com ações manuais, invista na tecnologia da automação para escalar as suas vendas! Clique aqui e entre em contato com os nossos especialistas e tire suas dúvidas. 

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