A plataforma do Facebook tem se esforçado para conciliar, em uma única plataforma, um ambiente agradável para seus usuários e um veículo publicitário de alcance mundial, que não tenha problemas em seu funcionamento e publicações. O Facebook adotou regras bem rígidas quanto aos anúncios e promoções pagas em sua plataforma. Continue lendo para saber o que é conteúdo perturbador e de baixa qualidade, o que não pode ser publicado e como resolver esse problema.
Mensagem de conteúdo perturbador e de baixa qualidade
Os anúncios de baixa qualidade no Facebook, proporcionam experiências negativas e não combinam com o objetivo da plataforma de criar conexões significativas entre pessoas e empresas. Até mesmo quem usa o Facebook como estratégia de marketing, sentiu dificuldades para continuar promovendo seus serviços e produtos, porque nem tudo pode ser anunciado no Facebook Ads.
O Facebook criou um guia de Políticas de Publicidade, que lista desde o processo de avaliação interna dos anúncios até quais são os conteúdos proibidos ou que devem ser restritos na rede social.O objetivo da rede social é limitar, cada vez mais, esse tipo de anúncio na plataforma.
O que não pode ser anunciado no Facebook?
Quando aparece uma mensagem de que uma publicação ou anúncio possui um conteúdo perturbador e de baixa qualidade, muitas pessoas passam a não confiar mais nas publicações daquela conta e o perfil passa a ser visto como má referência. As políticas de publicidade do Facebook determinam duas grandes categorias a se observar: Conteúdos Proibidos e Conteúdos Restritos.
Separamos uma lista de quais são esses conteúdos proibidos e restritos e quais são os anúncios que não podem ser publicados na plataforma. Confira a lista a seguir:
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Conteúdo Sensacionalista
Atualmente, uma das maiores preocupações do Facebook é em relação à propagação da violência, seja ela explícita ou não. Por isso, de acordo com a empresa, os anúncios não devem ter conteúdos visuais que possam ser chocantes, que transmitam violência explícita ou que sejam desrespeitosos. Basicamente, os conteúdos que são sensíveis e não podem ser postados são qualquer imagem ou vídeo que possa assustar os visualizadores., que sejam sangrentas, sensacionalistas ou que façam apologia à violência.
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Conteúdo Perigoso
Essa categoria específica não está explícita nas políticas de imagem do Facebook, porém resolvemos listá-la pois ela se encaixa dentro das normas da comunidade e tem sido um obstáculo para muitos anunciantes na plataforma.
O conteúdo perigoso, dá ênfase à proibição de conteúdos possivelmente perigosos para o usuário ou que incitem algum tipo de conduta negativa de forma geral para as pessoas. Nesse contexto, os conteúdos perigosos seriam: imagens que façam alguma referência ao bullying, maus-tratos, violência física, humilhação, suicídio ou automutilação.
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Produtos ou serviços ilegais
Os anúncios não devem constituir, facilitar ou promover produtos, serviços ou atividades que são ilegais. Os anúncios direcionados a menores de idade não deverão promover produtos, serviços ou conteúdos que sejam inapropriados, ilegais ou inseguros, ou que explorem, enganem ou exerçam pressão sobre as faixas etárias direcionadas.
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Linguagem Ofensiva
Essa categoria da lista se relaciona às questões de violência, com o foco voltado para a comunicação em si. Ou seja, a linguagem usada no anúncio não deve ser agressiva e nem ofensiva. A linguagem ofensiva pode ser tanto a verbal, quanto a visual. Por isso, verifique sempre se as expressões utilizadas nos anúncios não são consideradas ofensivas, assim como os gestos feitos pelos modelos fotográficos.
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Conteúdo adulto
Os anúncios publicados na plataforma não podem incluir conteúdo adulto. Isso abrange nudez, representações de pessoas em posições explícitas ou sugestivas ou atividades muito sugestivas/sexualmente provocativas. Os anúncios que afirmam ou sugerem a possibilidade de conhecer uma pessoa, conectar-se com ela ou ver um conteúdo criado por ela não podem ser posicionados de uma maneira sexual ou com a intenção de sexualizar a pessoa em destaque no anúncio. Esse tipo de conteúdo é totalmente proibido e restrito e traz má credibilidade para o seu perfil.
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Conteúdo perturbador ou de baixa qualidade
Essa categoria puni anúncios pouco confiáveis ou que tem como objetivo enganar o leitor, causando uma experiência perturbadora ou inesperada. Assim, enquadram-se o uso de imagens sensacionalistas que pouco ou nada se relacionam com a página de destino, anúncios com pop-ups que atrapalham a navegação na plataforma e imagens exageradamente recortadas ou que fazem as pessoas clicarem no anúncio para visualizar a imagem completa.
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Saúde Pessoal
Assim como tratado nos Padrões da Comunidade da rede social, os conteúdos publicados não devem estimular aspectos negativos em relação aos atributos pessoais, principalmente quando dizem respeito à saúde e ao bem-estar de cada um. Por isso, deixe de lado as fotos de balanças, fitas métricas, abdomens malhados em zoom e aos adorados “antes e depois”. Esse tipo de conteúdo mexe com a autoestima dos usuários e prejudica ainda mais o seu bem-estar.
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Conteúdo Proibido e Restrito
Nessa categoria, é necessária uma atenção maior em relação ao conteúdo proibido para não infringir os Padrões da Comunidade do Facebook e nem as Diretrizes da Comunidade do Instagram. Essas normas são usadas pelas plataformas para assegurar que o conteúdo publicado não incentiva violência, ameaças, discursos de ódio, nudez e outras ações que podem ir contra a lei do país, como o uso de imagens que não são de propriedade do usuário e vídeos de terceiros. Alguns conteúdos proibidos são:
- Práticas discriminatórias;
- Produtos de tabaco;
- Drogas e produtos relacionados com drogas;
- Suplementos perigosos;
- Armas, munições ou explosivos;
- Leilões;
- Documentos falsos;
- Conteúdo falso ou enganoso;
- Conteúdo controverso;
- Páginas de destino que não funcionem;
- Equipamentos de vigilância;
- E muito mais!
O conteúdo restrito é aquele que pode estar sob normas e leis de cada país, ou que tem algum detalhe de configuração para que a campanha seja exibida, como a idade do público-alvo. Alguns exemplos de conteúdos restritos são:
- Bebidas alcoólicas;
- Serviços de jogos de azar valendo dinheiro real;
- Loterias estaduais;
- Farmácias online;
- Suplementos;
- Serviços de assinatura;
- Serviços financeiros;
- Conteúdo de marca;
Conclusão
Conhecendo e seguindo as políticas de publicidade do Facebook e sabendo quais são os conteúdos e anúncios que não podem ser postados, facilita na hora de garantir a aprovação das campanhas, além de poder deixar claro para seu cliente se o que ele quer anunciar é possível ou não, passando mais credibilidade e segurança para eles. Todas as regras e restrições que você leu acima foram criadas para oferecer a melhor experiência possível ao usuário do Facebook, por isso, siga todas as regras corretamente!
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