google discovery

Saiba o que é Google Discover

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais:

O Google coleta informações baseadas em nossas pesquisas e atividades na internet e em apps, depois disso, ele analisa e reproduz essas informações através do Google Discovery. Vamos entender mais sobre? 

google discover

 

O que é o Google Discover?

O Google Discover, é um recurso do google muito interessante para dispositivos móveis que oferece conteúdos com base nos seus interesses, sem que eles precisem fazer uma pesquisa. Ele serve para nos manter informados sobre notícias e conteúdos que podem nos interessar e isso é feito através de uma timeline ou um feed. Com isso, o Google extrapola o status de ferramenta de pesquisa e passa a oferecer novas experiências de descoberta. 

Como o Google Discover funciona?

Depois que ele coleta todas as informações das nossas interações e pesquisas, o recurso forma alguns cartões e neles estão os conteúdos que podem interessar os usuários. Quando o usuário clica em um dos cartões, ele é direcionado para a página original do conteúdo para que possa conferi-lo. Os cartões são compostos por uma imagem, título, opções de compartilhamento, fonte do conteúdo e entre outros… 

Em uma das funções do Google Discover, o usuário pode indicar se tem ou não interesse no cartão indicado. Algumas das opções são:

  • Não tenho interesse;
  • Denunciar conteúdo;
  • Não mostrar matérias de ‘’nome da fonte’’;
  • Enviar feedback. 

No menu inferior, você vai encontrar uma aba chamada Discover, representada pelo símbolo de um asterisco, é ali que se encontra o feed.   

Além do feed padrão, o recurso também conta com a opção ‘’stories’’, que conta com alguns conteúdos divididos em stories, igual ao que acontece no Instagram e Facebook. Alguns cartões trazem mais informações, outros trazem apenas o título e a imagem do conteúdo. 

Pelo smartphone, você pode acessar o recurso de três formas:

  • Pelo app do Google ( Android e IOS);
  • Em alguns dispositivos, deslizando para a direita na tela inicial;
  • Pelo navegador mobile, acessando google.com.br

Por que otimizar conteúdos para o Google Discover?

Existem vantagens muito interessantes quando otimizamos o conteúdo do nosso site/blog. Uma delas, é a visibilidade que os seus conteúdos ganham ao serem divulgados pelo recurso. 

Você não precisa investir em links patrocinados para aparecer no Google Discover, isso faz com que as pessoas acabem encontrando seus conteúdos de forma orgânica. Outra vantagem de otimizar os conteúdos para o Discover é que o app cria uma relação mais próxima com o usuário.  

Como otimizar para o Google Discover?

Para otimizar os seus conteúdos, é necessário produzir conteúdos relevantes pensando no usuário. O seu conteúdo precisa responder às dúvidas e se alinhar aos interesses de sua persona.

O mais indicado é utilizar tendências, dados, estatísticas, entre outras informações que mostrem ao algoritmo que o seu conteúdo tem um bom embasamento teórico. Outra estratégia é o uso de palavras-chaves mais longas e descritivas, também é interessante utilizar imagens com boa resolução nos seus posts. 

Existem algumas orientações específicas para aumentar suas chances de aparecer no feed dos usuários. Veja agora quais são essas principais dicas:  

Utilize  imagens de alta qualidade

Essa é uma recomendação do próprio Google e isso se deve ao fato de que o Google seleciona uma imagem para compor o cartão da página no feed, mas ela pode aparecer em destaque ou miniatura, dependendo da resolução usada pela página.  

Siga as políticas de conteúdo no Google notícias

 O Google também recomenda que todos os sites sigam as políticas para notícia, para que os conteúdos sejam confiáveis para os usuários. 

Não é necessário incluir tags ou dados estruturados. Basta que você siga as diretrizes de como criar conteúdos originais, informar quem produziu o texto, oferecer seus dados de contato, não praticar spam, ter os direitos autorais e não incentivar violência, ódio, bullying, prejuízo à saúde ou atividades ilegais.  

Otimize as páginas para mobile

Já imaginou se um artigo do seu blog é recomendado no feed, mas ninguém consegue ler o conteúdo porque ele não se adapta à tela?  Por isso, otimize para o mobile. Para isso, você pode criar páginas responsivas ou AMP. 

Publique mais vídeos no Youtube

Não só os usuários gostam de vídeos, como também o Google. No Google Discover, grande parte dos conteúdos recomendados são vídeos. Além disso, vídeos do YouTube têm autoplay. Ou seja, eles rodam automaticamente no feed, ganham destaque e tendem a atrair mais cliques do que os outros cartões. 

Descubra os temas abrangentes que interessam a persona

A escolha dos links que vão aparecer no feed se dá em torno do interesse dos usuários. Eles são agrupados em palavras-chaves, que representam temas abrangentes, como:

  • Entretenimento ( La casa de papel, Lady Gaga…);
  • Esportes ( Futebol feminino, seleção brasileira…);
  • Hobbies ( receitas, games…);
  • Negócios ( Marketing, contabilidade…);
  • Marcas ( Apple, adidas…). 

Portanto, procure entender quais são os interesses amplos dos usuários e suas respectivas palavras-chaves. 

Como mensurar os resultados do Google Discover?

Para conseguir mensurar os resultados, basta acessar a ferramenta do Google Search Console. A ferramenta oferece um relatório específico sobre o Google Discover, só que você só verá os números, se os conteúdos atingirem um limite mínimo de impressões. 

Através do Google Search, você pode ter acesso e verificar as seguintes informações:

  • Total de cliques;
  • Total de impressões;
  • CTR média ( média de cliques em relação às impressões realizadas)

Conclusão

Se você deseja ter mais acesso nos seu site/blog, é essencial saber tudo sobre o Google Discover! Clique aqui para entrar em contato com a Hostconect e saber mais sobre como aumentar a visibilidade dos seus sites/blog. 

Veja também:

O que significa SEO: Posicione seu site no Google!

Como uma agência digital pode ajudar a sua empresa

Criação de sites profissionais: O que você precisa saber!

 

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas

Não deixe para amanhã o cliente que você pode conquistar Hoje !

OU