Porque algumas profissões deixaram de existir

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais:

As mudanças e transformações acontecem constantemente no mercado de trabalho e muitas profissões deixaram de existir nesse processo. A tecnologia avança e as necessidades da sociedade mudam e se transformam rapidamente. Nesse caso, vale a pena acompanhar essa mudança no mercado e conhecer as novas tendências e novidades no mundo das profissões.

Nesse artigo, vamos apresentar algumas das profissões que não existem mais e entender como ter boas oportunidades no mercado por meio da qualificação. Continue lendo e confira!

porque algumas profissões deixaram de existir

Por que algumas profissões deixaram de existir?

O mercado de trabalho, vivenciou uma série de mudanças nos últimos anos, principalmente pelo avanço e popularização da tecnologia que tornaram algumas funções mais acessíveis, simples, e, outras, ultrapassadas. Muitas profissões deixaram de existir porque o produto com que trabalhavam foi descontinuado. Outras, pela substituição de funções, transformando-se em novos papéis. 

O mercado digital cresceu muito nos últimos anos, fazendo com que milhares de empresas e profissões passassem a mudar suas ações e estratégias para se encaixar nesse cenário digital e nos avanços da tecnologia. Ou seja, só ficou de fora do mercado de trabalho e só deixaram de existir quem não se atualizou e não entrou nesse novo cenário digital.

Basicamente, o que aconteceu foi uma alteração das profissões, que agora exigem da nova geração formações mais complexas e baseadas em estratégias especializadas. Ou seja, aquelas tarefas simples e manuais foram, aos poucos, sendo automatizadas e substituídas pela tecnologia, ação feita para se encaixar no mundo digital e conquistar um espaço na internet.

Afinal, quais foram as profissões que deixaram de existir?

Com todas essas transformações presentes no mercado de trabalho e no avanço significativo da tecnologia, muitas áreas tiveram profissões que deixaram de existir, por conta da falta de demanda ou pela modernização das atividades realizadas. Separamos algumas profissões que não existem mais e quais cargos foram substituídos. Confira quais são:

Leiteiro 

O leiteiro é uma profissão bem conhecida, e, inclusive, ainda opera em algumas cidades menores, longe dos grandes centros urbanos. Sua função era distribuir garrafas de leite fresco para os clientes. Além disso, alguns também ofereciam o produto nas ruas, por meio de carros ou carroças. Essa profissão era necessária porque nem todas as pessoas viviam na área rural, ou possuíam suas próprias fontes de leite.  

Telefonista

A profissão de telefonista foi muito famosa e fundamental até a década de 1980, antes da automação desse serviço. As telefonistas dependiam de profissionais que passassem os sinais de comunicação da central para ramais específicos. Sua função era repassar as ligações, desde que o comunicador informasse o número e outros dados.

Porém, com a automação das linhas telefônicas e o avanço da tecnologia de dispositivos móveis, essa foi uma das profissões que deixaram de existir com o tempo, pois foram perdendo sua utilidade.

Ator e Atriz de rádio 

Antigamente, a profissão de ator e atriz de rádio era muito cobiçada pelas pessoas que tinham interesse em teatro, pois eram muito famosas as radionovelas. Os profissionais de radionovelas, tinham que realizar treinos e transmitir as cenas somente pela voz. No entanto, o surgimento do cinema e da televisão, fez com que essa atividade ficasse em extinção.  

Mensageiro

Essa é uma das profissões mais antigas que existe desde as primeiras civilizações organizadas. Os mensageiros eram muito utilizados nos períodos de guerra, em que a comunicação dependia deles para acontecer. Ao longo dos anos, eles ganharam novas atribuições, com a chegada de algumas inovações da época. 

Porém, conforme os anos foram passando e novos meios de comunicação foram sendo criados, seu trabalho passou a ser dispensado e foi deixando de existir. 

Arquivista 

A profissão de arquivista deixou de existir no mercado, mas ainda pode ser operada em algumas localidades ou empresas. Isso porque os arquivistas são responsáveis por organizar documentos de arquivos institucionais e pessoais, avaliando seu grau de importância para decidir o tempo de arquivamento adequado, além de administrarem esses papéis. Contudo, a popularização dos arquivos digitais fez com que essa profissão deixasse de ser uma demanda geral.

Lanterninha de cinema 

Aposto que você nem sabia que existia essa profissão, não é mesmo?! O lanterninha de cinema era um funcionário dos cinemas e teatros que ajudavam as pessoas a encontrarem seus lugares quando as luzes se apagavam, evitando acidentes.

 Além disso, também eram responsáveis por monitorar as atividades do cinema, identificando, por exemplo, pessoas que utilizavam o local de forma inapropriada. No entanto, com o passar do tempo, o lanterninha deixou de ser necessário, virando uma das profissões que não existem mais.

Vendedor de livros 

Antes das plataformas de buscas, como o Google, serem criadas e desenvolvidas, a profissão de vendedor de livros era muito famosa e tinha uma grande demanda. As pessoas tiravam suas dúvidas e realizavam pesquisas por meio de livros, em bibliotecas. 

Além dos livros serem disponibilizados em locais públicos de consulta, também era possível adquiri-los por meio dos vendedores de enciclopédias. Eles realizavam as vendas de porta em porta, oferecendo as obras de um assunto específico ou várias curiosidades, com valores acessíveis.

Linotipista 

O Linotipista também faz parte da lista de profissões que deixaram de existir com o tempo por conta da tecnologia, especialmente a invenção dos computadores. Um linotipista manuseava o linotipo, que era uma evolução da máquina de escrever tradicional. Seu depósito de linhas armazenava um número muito maior de frases prontas, o que otimizava o trabalho de digitação e impressão das folhas.

Conforme a tecnologia foi se popularizando e foram surgindo máquinas e impressoras mais modernas, a profissão de linotipista deixou de existir.

Conclusão

A popularização da tecnologia e o avanço de suas ferramentas, fizeram com que diversas profissões entrassem em extinção. Por isso, é fundamental que a sua empresa e profissionais estejam sempre ligados nas mais diversas mudanças, novidades e tendências do mercado de trabalho e no mercado digital que cresce cada dia mais! Se quiser saber como alavancar a sua empresa no meio digital e tornar ela cada vez mais conhecida, entre em contato com a HostConect e converse com os nossos especialistas para descobrir a melhor estratégia para o seu negócio. 

Veja também:

Criação de sites profissionais: O que você precisa saber!

Dicas de como ganhar dinheiro com blog 

Dicas de criação de negócios na internet 

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas

Não deixe para amanhã o cliente que você pode conquistar Hoje !

OU