Marketing digital para médicos: Saiba porque fazer

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Hoje em dia, o marketing digital é essencial para o sucesso na gestão de clínicas e consultórios médicos. Para atingir bons resultados, é preciso dominar as técnicas e conhecer os limites legais do marketing na medicina. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto. 

Atualmente no ramo da saúde, as buscas e pesquisas online se tornaram um hábito, e por isso, ter um marketing digital para médicos é essencial para quem quer crescer nessa carreira. 

Para quem quer alavancar os atendimentos, ter mais atendimentos, ter mais pacientes e contar sempre com uma agenda cheia, ter presença online acaba virando uma obrigação. 

marketing digital para médicos

 O que é marketing digital para médicos?

O marketing digital para médicos envolve um conjunto de estratégias feitas com o objetivo de manter o médico ou a clínica presente no mundo online. Certamente você já foi até o Google para pesquisar algo quando estava com algum problema, por isso é fundamental fazer esse trabalho já que é muito comum que as pessoas busquem informações a respeito de determinadas avaliações. 

Quando o marketing digital para médicos é feito de forma certa, as pessoas podem encontrar seus conteúdos ou o seu trabalho e começar uma conexão, consumindo seu conteúdo e conseguindo te enxergar como autoridade no assunto. Com a construção dessa confiança, as chances da consulta ser marcada é muito maior.

O marketing tem um importante valor para as clínicas médicas, pois é graças a ele que seu trabalho se torna conhecido pelo público e seus serviços desejados. Mas para fazer isso da forma mais profissional possível, é bom contar com boas ferramentas para te ajudar a planejar e executar campanhas de marketing médico a favor da sua clínica. Existem várias ferramentas que auxiliam no desempenho das estratégias de marketing que entregam resultados e engajamento. 

Algumas ferramentas que vão te ajudar muito a fazer o marketing médico da sua clínica: 

Redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta essencial para o sucesso das estratégias de marketing digital da clínica, já que elas te auxiliam a ter uma forte presença online. As redes sociais mais utilizadas são o instagram, facebook e tiktok. 

As estratégias para essas ferramentas devem ser estruturadas de acordo com as características de cada uma delas: público-alvo, número de palavras permitidas por postagem, tamanho e formato da imagem, entre outros.  Por isso, é essencial que os profissionais da clínica avaliem esses detalhes.

Além disso, implementar estratégias de marketing nas redes sociais é uma maneira de conquistar pacientes, pois conforme eles forem vendo suas publicações e lendo as informações, ficarão com interesse de entrar em contato. 

Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta de anúncios do Google. Com essa ferramenta, os anúncios da sua clínica serão vistos em banners de sites e blogs, e até mesmo em vídeos no youtube. Você também pode patrocinar o seu site para fazer com que ele suba no ranking de pesquisas do Google, fazendo com que aumente o número de acessos. 

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta ideal para monitorar os acessos em seu site, isto é, o número de pessoas que entram em site na clínica, os dias que tiveram mais acessos, quantas pessoas são novos usuários, quantas estão retornando, entre outros dados.  O Google Analytics ainda permite a mensuração de resultados obtidos com os anúncios feitos no Google Ads. 

Canva

Para chamar a atenção do público, é essencial ter imagens visualmente atrativas em suas redes sociais. O Canva é uma ferramenta que facilita a criação de elementos gráficos que disponibiliza diversos modelos de postagens de redes sociais, imagens para blog e muito mais. A partir dos modelos, é possível modificá-los de acordo com a identidade visual da clínica e oferecer um conteúdo visualmente atrativo para seus pacientes. E a ferramenta possui versões gratuitas e pagas. 

WordPress

O WordPress é uma plataforma online de criação de sites e blogs de forma intuitiva. Ele é totalmente gratuito, porém alguns plugins são pagos, mas ainda assim, é possível criar um site visualmente atrativo e que marque a presença da sua clínica. 

LeadLovers

O Leadlovers é uma ferramenta que permite que o gestor acompanhe em detalhes a jornada do seu público pelo site até a hora do contato para se tornarem pacientes. Informações como essa também enriquecem o planejamento e a estratégia de marketing para sua clínica médica.

medicos no marketing

5 motivos para usar o marketing digital para médicos na sua clínica

Já sabemos o quão importante é ter uma presença digital, não é mesmo? Agora então, vamos citar 5 motivos para você investir no marketing digital para médicos:

Ter uma agenda cheia

Essa com certeza, é a vontade de todo profissional de saúde, especialmente dos médicos que querem atender em uma clínica particular. Nesse caso, uma boa estratégia de marketing será fundamental para atrair o paciente, começar uma relação de proximidade com o mesmo, transmitir confiança e então, a marcação de consultas.  

Se mostrar como uma autoridade no seu ramo

Construir uma boa imagem, que mostre profissionalismo e um grande conhecimento sobre o assunto é muito importante para um médico que quer se destacar como uma autoridade. Isso vai trazer mais pacientes, que buscarão por informações no mundo digital e conhecerão você como um expert no assunto buscado.

Além de mais pacientes, esse posicionamento pode resultar em oportunidades de entrevistas, parcerias ou convites para palestras em congressos. 

Atração de um determinado público

Se você tem desejo de se especializar no atendimento de um determinado perfil de paciente, o marketing digital para médicos pode direcionar suas ações para chegar nesse público. 

Ficar mais próximo do seu paciente e transmitir confiança

Estamos falando de um tratamento de saúde, e é comum que as pessoas fiquem receosas quando recebem um diagnóstico e uma forma de tratar o problema.

Porém, se o seu posicionamento for de uma grande autoridade, o paciente terá mais confiança, se sentirá mais seguro e vai seguir à risca o que for proposto.

Ter mais flexibilidade e mobilidade

Se você tiver um nome forte no mercado, com certeza, os pacientes irão te procurar. Isso abre uma possibilidade de fazer os atendimentos onde for mais conveniente, ou mesmo em diversos lugares, como por exemplo reservar um espaço em um coworking médico ou realizar as consultas até de forma remota. 

Conclusão

Sendo assim, todas essas ferramentas e dicas abordadas são muito úteis para o planejamento, análise de resultados do seu marketing médico e criação de conteúdos. Se você se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre, clique aqui e entre em contato com a Hostconect!! 

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