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Marketing digital: entenda como o UX impacta a sua marca

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Com o crescimento enorme do mundo digital, foi expandindo também as estratégias de vendas online, e o UX design é uma delas. Através dessa metodologia, é possível aproximar não só os produtos, mas também conteúdos de redes sociais das pessoas que acessam esses meios. Venha saber mais sobre essa estratégia inovadora do marketing digital.

marketing digital

O que é User Experience?

O conceito de UX é a estratégia a qual se aplica o estudo do comportamento do usuário, para entregar um conteúdo relevante e proporcionar uma melhor experiência, com foco em despertar interesse e emoções positivas. 

O UX aborda diversas frentes e canais, desde um site ou aplicativo até produtos e pontos de venda, isso porque ele faz parte da rotina do usuário.

Porém, o termo se tornou muito popular no meio digital, onde a maior preocupação é entregar experiências a partir de um design agradável, intuitivo, organizado e responsivo para que a jornada e a interação pelo site seja mais fácil, prática e enriquecedora a ponto de induzir ao consumo. 

Por que o UX é importante para o marketing digital?

O UX está diretamente ligado aos sentimentos e percepções que uma pessoa tem ao interagir com seu negócio e, no caso do Marketing Digital, irá permear todos os pontos de contato que você tem com seu público. Esses são fatores significativos para o marketing digital, uma vez que a experiência positiva pode fazer com que o consumidor continue a sua jornada de compra até a última etapa e volte a fazer negócio. 

O segredo para o sucesso da sua solução é atender aos desejos, necessidades e expectativas das suas Personas de forma intuitiva e positiva, encantando-o e aumentando as suas chances de conquistar esse cliente e fidelizá-lo. O UX Design e o Inbound Marketing devem trabalhar juntos na criação de uma experiência eficiente e focada em ajudar o usuário, aumentando suas chances de conversão. 

Como aplicar o UX design no marketing digital?

O UX aborda desde branding e design até redação e tecnologia, os quais todos estão interligados. Em âmbito digital, ele pode ser utilizado em desenvolvimento de sites, landing pages, aplicativos, chatbots, blog, e-mail marketing, entre outros. 

Uma das formas de como aplicar UX em estratégias de marketing digital é realizando pesquisas que façam compreender as expectativas do usuário, suas necessidades, prever possíveis falhas, explorar os aspectos visuais, otimizar processos, desenvolver fluxo de tarefas adequados e segmentar o público. 

Um dos principais pontos é como o conteúdo da página é distribuído, estruturado, organizado e hierarquizado de forma que torne tudo mais intuitivo, interativo e claro para o usuário. Em conjunto, você também pode aplicar o ux design através de uma interface que dê mais clareza e objetividade das informações.

Outro meio de aplicar o UX no marketing digital é através de estratégias como wireframes e wireflows, desenhando a composição e distribuição do conteúdo do site e o fluxo que será realizado ao longo do caminho do usuário com base na criação de um sitemap, mapeamento de todas as páginas que compõem o site e o fluxograma entre elas. 

Também é possível aplicar o ux no inbound marketing. Os e-mails são muito úteis para diversos objetivos, no entanto, a forma como ele aborda pode se tornar só mais um e-mail para entrar na sua caixa de spam. Para isso, invista em equilibrar a quantidade de imagem e texto e deixar o conteúdo mais personalizado, inserindo o nome de cada destinatário, por exemplo.

Vantagens do UX para o marketing digital

A principal vantagem do UX para o marketing digital é a fidelização.

Quando o site, produto, serviço ou marca atendem as expectativas do usuário, ele se sente satisfeito e, em busca dessa experiência positiva, a chance dele voltar a fazer negócio se torna maior. Além disso, este pode ser um diferencial, fator que faz com que o consumidor prefira o seu negócio aos demais concorrentes.

Mas antes mesmo da fidelização, o ux também pode otimizar as suas conversões, pois quanto menos obstáculos o usuário encontrar ao longo da navegação do site, maior será a chance de concluir o processo de compra ou realizar qualquer outra ação, como assinar uma newsletter ou baixar um material. 

Usar as práticas do UX para criar um site responsivo, ágil, de fácil navegação e visualmente agradável pode contribuir com o tráfego, pois atrai um bom número de visitantes e diminui a taxa de rejeição.  

Isso acontece porque a navegabilidade, acessibilidade e velocidade da página são fatores que influenciam no ranqueamento do link, quanto mais otimizado, mais o site será considerado relevante para os algoritmos dos mecanismos de busca. 

Conclusão

Dito tudo isso, transforme o UX em um estudo essencial investindo como parte da estratégia de marketing digital. Não perca tempo e entre em contato com a Hostconect para saber mais sobre e conversar com os nossos especialistas. 

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