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Marketing Digital: Como aplicar em uma empresa tradicional

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Atualmente, muitas empresas tradicionais estão começando a notar a importância do marketing digital para o sucesso do negócio. Afinal, o marketing digital vêm conquistando cada vez mais espaço no mundo digital e em milhares de empresas.

Mesmo que as estratégias do marketing tradicional tragam alguns resultados e tenha benefícios, ele é diferente do marketing digital. Por isso, se você tem o desejo de aplicar o marketing digital na sua empresa tradicional, continue lendo esse artigo para saber tudo sobre!

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Escolher quais métodos usar para alavancar o negócio e divulgar uma empresa, não é uma tarefa tão fácil como muitos pensam. 

Entre as diversas maneiras e opções que existem atualmente para tomar essa decisão, duas em específico costumam gerar ainda muita dúvida: marketing digital e marketing tradicional. 

Muitas empresas ainda apostam no uso do marketing tradicional como a melhor opção para o seu negócio. Porém, com o avanço constante da internet e mídias sociais, muitos profissionais e empresas defendem que o marketing digital é suficiente para divulgar e alavancar uma empresa. 

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de estratégias e ferramentas usadas para ajudar a promover uma marca e vender produtos e serviços no universo digital. O objetivo principal do marketing digital é aumentar o alcance da marca, atrair e conquistar o público e, consequentemente, aumentar as vendas. 

Ele também é eficaz para aumentar oportunidades de novos negócios e melhorar a comunicação e relação com o público-alvo. Por isso, ele é recomendado para qualquer negócio, não importa qual seja e independentemente do tamanho. 

De fato, o marketing digital vem crescendo e sendo escolhido por diversas empresas cada vez mais. Afinal, é crucial que a sua empresa tenha uma forte presença digital e esteja presente em todos os canais digitais para ajudar a aumentar sua visibilidade, atrair clientes, ganhar autoridade no mercado e divulgar sua marca, produtos ou serviços. 

O que é marketing tradicional?

O marketing tradicional é o oposto do digital, pois ele utiliza os meios clássicos de comunicação para promover um produto ou serviço e divulgar uma mensagem. Ele pode ser feito em anúncios em rádios, TV ou mídia impressa.

Ou seja, sua abordagem é mais direta, interrompendo o cliente com anúncios, mensagens sobre uma solução enquanto ele assiste a TV, ouve rádio ou lê o jornal. 

Além disso, podemos destacar também outras ações do digital, como anúncios em outdoors, merchandising em lojas físicas, ações de panfletagem e o telemarketing. 

É importante ressaltar que por envolver a produção de peças publicitárias e custos de exibição em mídias de comunicação, os investimentos por meio do marketing tradicional sempre foram altos. 

Quais são as vantagens de investir em marketing digital?

Agora que você já sabe o que é o marketing digital, é hora de saber porque se deve investir nele e em suas estratégias e ferramentas. 

O marketing digital é bem visto por muitas empresas, pois ele é eficaz na atração de mais clientes por conta da interatividade que o ambiente online proporciona com os consumidores. 

Além disso, ele consegue atingir o público mais rápido e por meio das suas ferramentas, ele permite mensurar os resultados das vendas, entender melhor as preferências dos consumidores e melhorar a experiência dos clientes. 

Veja a seguir alguns dos principais motivos pelos quais você deve escolher o marketing digital:

Ajuda a ganhar credibilidade para a sua marca

Investir nas estratégias de marketing e criar uma forte presença online gera bastante credibilidade para a sua marca, pois isso transmite uma seriedade e compromisso ao público. Mostra que você se preocupa com a identidade da sua empresa, assim como em transmitir informações relevantes e corretas. 

Aumenta o alcance

O marketing digital faz com que a sua marca atue nas mais diferentes redes sociais e plataformas digitais. 

Se a estratégia for bem construída, feita e focada no público certo, você estará sempre conquistando pessoas novas, e não só ganhar mais seguidores, mas também conquistar potenciais clientes. 

Por isso, foque em  produzir conteúdos de qualidade, que divirta, informe e valorize os seguidores que interagem com você. Ou seja, construa uma relação com essas pessoas. 

Gera proximidade com o público

É extremamente essencial, para todo tipo de negócio, investir na experiência pré e pós venda, para realmente satisfazer as necessidades e solucionar os problemas do consumidor. 

O marketing digital abre muitas portas para construir uma boa relação com os clientes e potenciais clientes, por meio de conteúdos de qualidade, interação nas redes sociais e dando atenção. 

Reduz custos

Comparado com o marketing tradicional, o digital reduz muitos custos. Isso porque, no mundo digital, com uma simples ação você consegue atingir muitas pessoas, em uma proporção que o marketing tradicional jamais iria conseguir.

Além disso, tudo o que é feito no mundo digital é muito mais fácil de mensurar. É possível saber, por exemplo, qual a média de tempo que as pessoas gastaram lendo aquele conteúdo, a quantidade de pessoas que leram e muito mais.

Alcance de público segmentado

O marketing digital trabalha com dados que ajudam as empresas a promover seus produtos e serviços para o público certo, ou seja, o público que mais faz sentido para elas e que possuem as maiores chances de converter alguma ação. 

Redução da sobrecarga de trabalho em marketing e vendas

Investir nas estratégias e ferramentas do digital, possibilita direcionar a prospecção ativa, somente a potenciais clientes já trabalhados e prontos para fechar negócio, reduzindo drasticamente os esforços de vendas e marketing. 

Afinal, como aplicar o marketing digital em uma empresa tradicional?

Agora que já deu para entender mais sobre o marketing digital, quais são suas vantagens e a sua diferença em relação ao tradicional, é importante saber como aplicá-lo em uma empresa tradicional. Veja:

Definindo seu público-alvo

Antes de começar qualquer campanha de marketing, é preciso definir e entender qual é o seu público-alvo. Ou seja, saber quem são os seus clientes, o que eles procuram e onde podem ser encontrados online. 

Existem diversas maneiras que vão te ajudar a conhecer melhor os seus clientes, algumas delas são:

  • Pesquisas com clientes sobre seus interesses e necessidades;
  • Interagir nas redes sociais, respondendo comentários e tirando suas dúvidas;
  • Dando abertura para feedbacks.

Criação de personas

Depois de definir e entender melhor o seu público-alvo, você já pode começar a criar suas personas de clientes. As personas do cliente são personagens fictícios que representam o seu cliente ideal. Eles devem ser representados pelos dados e informações reais sobre o seu público.

A criação de personas ajudará você a concentrar seus esforços em marketing digital e garantir que você alcance as pessoas certas com a mensagem certa. 

Pesquisando seus concorrentes

Outro diferencial é pesquisar sua concorrência antes de iniciar sua campanha de marketing. Isso ajudará a entender melhor quais são as estratégias que eles estão usando e como está o desempenho deles. 

Para isso, veja qual tipo de conteúdo eles estão compartilhando e qual é a frequência das postagens. 

Conclusão

Esperamos que tenha entendido a diferença entre o marketing digital e o tradicional e como o digital é essencial nos dias de hoje para ajudar a alavancar os negócios e crescer no mercado.

Utilizando suas estratégias e investindo no marketing digital, sua empresa só irá crescer e ganhará cada vez mais credibilidade e autoridade no mercado. Por isso, não perca tempo e já entre em contato com a Hostconect e converse com os nossos especialistas em marketing para saber qual é a estratégia ideal para a sua empresa!

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