banner diferença entre http e https

Qual a diferença entre HTTP e HTTPS?

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais:

Mais afinal qual a diferença entre HTTP e HTTPS? Muito se ouve falar, o que eles são?

diferenca_entre_http_e_https

Qual a diferença entre HTTP e HTTPS?

Sobre o HTPP

HyperText Transfer Protocol é um tipo de protocolo padrão na internet. É por ele que os navegadores acessam as páginas da Web da hospedagem do site. O HTTP define envio de dados no preenchimento de um formulário e envio de mensagem de erro para o navegador do usuário.

É um protocolo baseado em texto, assim toda informação transmitida é por texto e os dados do usuário e do servidor podem acabar sendo alterados no meio do caminho. Desta forma, através de uma interceptação, um usuário da rede pode acabar lendo os seus dados ou até mesmo modificando a página que você envia a informação ou envia para o servidor. Isso pode se tornar ainda mais grave em transações financeiras, isso porque não existe nenhum mecanismo de segurança nesse tipo de protocolo.

E o HTPPS?

HyperText Transfer Protocol Security é basicamente um HTPP com o SSL (Secure Sockets Layer) ou, seu sucessor, o TLS (Transport Layer Security). Esses dois são camadas de segurança, o que garante confidencialidade e integridade. A base deles é criptografia.

Para que haja a construção de uma página com HTPPS, a pessoa responsável pela criação do site precisa criar duas chaves, uma pública e uma privada e saber a diferença entre o http e o https. Desta forma, ao solicitar uma conexão com esse site, o servidor envia a sua chave pública para o usuário. Após isso, o usuário pode se comunicar o servidor, garantindo, assim, que todas as mensagens enviadas para o servidor sejam lidas apenas por ele, pois somente o servidor possui a chave privada. Para isso, o navegador do usuário encripta todas as requisições e descripta as respostas recebidas com a chave pública.

É desta forma que a segurança do usuário é garantida e essa é uma diferença entre o http e o https, dando credibilidade sobre a troca de informações entre usuário e servidor. Claro que na prática isso acaba ocorrendo de uma maneira mais complexa, devido a quantidade de processamento.

Para cada resposta ou requisição, o TSL/SSL adiciona um código como garantia de integridade. O nome desse código é MAC (Message Authentication Code) e tem como objetivo permitir se existiu alguma alteração na mensagem.

E oque mais preciso saber sobre as diferenças entre o HTTP e HTTPS ?

Vale ressaltar, porém, que o TSL/SSL apenas não é suficiente para garantir a autenticidade do servidor. Isso porque a chave pública é enviada para o navegador pelo próprio servidor Web. Se um usuário malicioso falar com o usuário como se fosse o servidor, o usuário envia os dados para esse usuário malicioso. Como forma de evitar isso, criou-se as chaves públicas.
Após a criação desse par de chaves, o administrador do site faz o registro delas em uma autoridade certificadora da internet. A autoridade certificadora funciona como cartório, emitindo um certificado em relação a essas chaves, afirmando ser do site em questão. Os dados legais da empresa são informados no site da empresa que possui um certificado.

 

Quais as vantagens de ter um site HTTPS são:

Segurança

Como o protocolo HTPPS é criptografado, ele impede que terceiro tenham acesso aos conteúdos. Isso inclui dados bancários e senhas.

Privacidade

Se só quem tem acesso aos seus dados é o servidor que tem permissão, logo a sua privacidade está mantida. E quanto mais trafego em sites protegidos, a internet se torna um local mais seguro.

SEO

O Google ranqueia sites que possuem segurança. Logo, se você possui um site HTPPS, ele terá melhor visibilidade nos motores de busca.

 

banner hospedagem de sites

 

Desta forma, compare abaixo as principais diferenças HTPP e HTPPS:

Qual a difrença em usar o HTTP

  • O URL começa com “http://”
  • Não se utiliza conexão segura
  • Envio de dados feito através da porta 80
  • Não requer validação de domínio
  • Funciona no dispositivo
  • Sem criptografia
  • Não requer certificados SSL

Qual a difrença em usar o HTTPS

  • Utiliza-se conexão segura
  • O URL começa com “https://
  • Envio de dados feito através da porta 443
  • Requer no mínimo a validação do domínio e, para alguns certificados, ainda inclui a validação de documentos legais
  • Funciona no transporte dos dados
  • Com criptografia
  • Requer certificados SSL

Após entender todas as diferença entre HTPP e HTPPS que tal passar essas informações, que são de extrema importância, para aquele amigo ou aquela amiga? Se quiser tirar mais dúvidas, basta entrar em contato clicando aqui.

Veja também:

 

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas

Não deixe para amanhã o cliente que você pode conquistar Hoje !

OU