E-commerce ou Marketplace: qual escolher ?

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E-commerce e Marketplace são super importantes no mundo dos negócios. Ambos consistem em fazer vendas online, mas é preciso saber as diferenças entre eles e as vantagens de cada um. O Marketplace é como um shopping virtual, já o e-commerce é uma loja virtual. Continue lendo para entender o conceito de cada um para saber de vez qual escolher! E-commerce ou marketplace? 

O que é Marketplace?

O marketplace é conhecido como um shopping virtual. Ele é considerado vantajoso para o consumidor, pois reúne diversas lojas e marcas no mesmo lugar, oferece um melhor preço e facilita a procura pelo melhor produto. 

É um modelo que traz benefícios tanto para quem compra, quanto para quem vende.  No marketplace, os vendedores oferecem seus serviços e produtos a milhares de compradores usando uma mesma plataforma. Ou seja, se você deseja empreender com sucesso, o marketplace é ideal para você. 

O que é e-commerce?

E-commerce é um conceito conhecido pela sua praticidade, pois ele é uma loja própria. Um e-commerce conta com redes sociais, serviços de pagamentos online e integração com diversos marketplaces. 

O e-commerce permite transações pela internet e é exclusiva de uma marca. Ele abrange todos os tipos de comércio realizado por meios digitais, incluindo os próprios marketplaces. 

Ele pode ser 100% automatizado, com pedidos de forma digital ou também pode contar com operações de venda assistida. 

Qual é a diferença entre eles?

Antes de listar suas diferenças, vamos analisar os seus conceitos: 

Marketplace: sites de terceiro, muitos vendedores que vendem lado a lado, uma grande variedade de produtos e tráfego pago. 

E-commerce: loja independente onde os consumidores podem adquirir os produtos diretamente com a empresa.

Os marketplaces são sites que reúnem vários lojistas onde os consumidores podem escolher entre vários vendedores em uma só plataforma, e geralmente, os marketplaces são grandes marcas conhecidas. 

Os marketplaces são tão populares que muitas vezes as pessoas acabam confundindo-os com o e-commerce. Alguns exemplos são: Magazine Luiza, Mercado livre e Americanas. 

Por outro lado, o e-commerce é um conceito bem mais abrangente e envolve todas as operações online de compra e venda. 

Para ser bem-sucedido no e-commerce, o seu site precisa de uma boa usabilidade, ser simples para fechar negócios, ter visibilidade de marca de maneira orgânica e ajudar os consumidores a encontrar rapidamente o que procuram. 

Se você optar por um marketplace, você atrai muitos visitantes mensalmente, mas sabendo que vai competir com vários outros vendedores. Já tendo seu próprio e-commerce, você terá seus próprios canais, e assim, precisará desenvolver uma estratégia para atrair tráfego para sua loja. 

Como funcionam as vendas em marketplace?

Para fazer vendas em marketplace é muito simples, basta autorizar diversas empresas e marcas a divulgarem suas mercadorias. 

Quanto a questão do público, você não terá uma segmentação para o seu potencial cliente, pois no marketplace é de uma forma mais generalizada. Mas mesmo assim, você alcança um grande número de pessoas. 

Quais são as vantagens de ter um e-commerce?

Vender na internet é uma grande oportunidade de negócio para os empreendedores. É possível atrair mais pessoas, reduzir custos, envolver mais clientes e vender para mais pessoas. 

Ter um e-commerce gera desafios e algumas dificuldades nas vendas. A seguir, vamos ver os desafios e as vantagens de se ter um e-commerce. 

Oferecer uma melhor experiência para o cliente

O lado bom de optar pelo e-commerce, é que o cliente pode comprar onde e quando quiser e se você não oferecer uma opção de compra online, os consumidores ficarão frustrados. 

Porém, se o cliente acessar a sua loja virtual, escolher seus produtos e conseguir finalizar as compras sem problemas, você já oferece uma boa experiência para o cliente. 

Aumentar as vendas da loja

No e-commerce você pode vender para pessoas que estão no mundo todo, pois não há fronteiras na internet, então você consegue levar seus produtos para mais pessoas e assim, aumentar suas vendas. 

As transações de vendas funcionam da seguinte forma: elas podem ser realizadas dentro da plataforma ou o cliente pode ser direcionado para o site da marca. 

Monitorar os resultados da sua loja virtual

O e-commerce, assim como no marketing digital, têm a grande vantagem de poder mensurar os desempenho e resultados. 

Com isso, as estratégias podem ser ajustadas e aprimoradas, além de monitorar os passos dos usuários. 

Integrar com estratégias de marketing digital

Na internet, é muito mais fácil atrair clientes e fazer com que eles realizem uma compra. É muito mais fácil integrar o marketing digital com o e-commerce do que com os comércios presenciais. 

Como criar um e-commerce?

Agora que você já sabe o que é e quais são algumas vantagens do e-commerce, veja os passos mais importantes para criar sua loja virtual do zero:

  • Escolher um nicho no mercado;
  • Conhecer seu público;
  • Regularizar sua empresa;
  • Registre seu domínio;
  • Conheça os melhores fornecedores;
  • Tenha uma boa gestão de estoque;
  • Ofereça os melhores meios de pagamento;
  • Faça o planejamento de logística e frete.

Afinal, qual é a melhor opção, e-commerce ou marketplace?

Uma boa ideia para você que não consegue escolher qual plataforma seguir, é manter os dois ao mesmo tempo para poder ganhar mais dinheiro. 

A vantagem é que você pode contar com uma plataforma que permite a integração entre o e-commerce e o marketplace, ou seja, o compartilhamento de dados pode otimizar todo o seu trabalho e ampliar muito as oportunidades de vendas.

Embora vender no próprio e-commerce seja uma forma de dar segurança aos clientes, dar credibilidade e melhorar o seu empreendimento, o marketplace pode proporcionar maior visibilidade e eliminar custos por meio da plataforma. O melhor canal de vendas para operar dependerá dos produtos vendidos, das necessidades dos clientes e de seus objetivos.

Conclusão

 Tanto o e-commerce quanto o marketplace podem fazer com que você aumente suas vendas e conquiste mais clientes. Se você ainda tem dúvidas e quer escolher qual plataforma usar, entre em contato e converse com os nossos especialistas!

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