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Dicas de como fazer um marketing digital funcional

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Cada vez mais vemos o marketing digital fazendo parte do dia a dia de diversos negócios, sejam eles grandes ou pequenos. Para ele ser feito da maneira certa e obter resultados reais para o seu negócio, é necessário ter uma estratégia traçada e planejamentos focados em seus objetivos.

É importante que o seu negócio esteja presente na internet e nas redes sociais, afinal, as pessoas passam a maior parte de seu tempo conectadas no ambiente digital. O marketing digital busca aumentar o alcance da sua marca, promover seus produtos e serviços e impulsionar as vendas. Continue lendo para saber mais sobre ele e como fazer um marketing digital funcional e eficiente. 

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O que é o marketing digital?

O marketing digital, nada mais é do que um conjunto de ações e estratégias usadas para ajudar a promover uma marca e vender seus produtos e serviços no ambiente digital de uma forma que a sua marca conquiste os clientes. O objetivo principal do marketing digital é atrair e conquistar clientes, aumentar o alcance da marca, e consequentemente, as vendas. 

Ele também é eficaz para aumentar oportunidades de novos negócios e melhorar a comunicação e relação com o público-alvo de uma marca. Por isso, ele é recomendado para qualquer negócio, não importa qual seja e independentemente do seu tamanho.

Dicas para fazer um marketing digital funcional e relevante

Ter o marketing digital no plano de ação é extremamente necessário para garantir presença na internet, conquistar novos clientes de uma forma natural e ter sucesso nas suas estratégias. 

Para isso acontecer, é preciso realizar uma comunicação prática assertiva para poder obter os resultados que busca para o seu negócio. Dito isso, veja agora algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.

1- Defina qual será seu diferencial

Antes de começar, é preciso fazer uma relação dos diferenciais da sua empresa para, assim, conseguir entender quais são seus pontos de vantagem em comparação aos seus concorrentes. 

Os conteúdos que forem criados devem ter qualidade, ser relevante e ter embasamento, a fim de trazer um diferencial competitivo para o seu negócio. Defina o que você faz de melhor: seja produto, serviço ou atendimento, o seu público deve percebê-lo e valorizá-lo como uma das vantagens de ser seu cliente.

2- Defina seu público-alvo

É extremamente importante definir quem são os seus clientes. A definição do público-alvo tem que ser clara e assertiva. Pois, quanto mais assertivo, melhor a sua relação, comunicação e divulgação com o cliente. 

Para que isso seja feito, é necessário saber onde eles estão, como se comunicam, onde buscam informação e como praticam seus hábitos de consumo. Criar um relacionamento com seus clientes é o ponto-chave para entender suas necessidades e desejos de consumo e, por fim, agregar à sua marca.

3- Geração de leads

Após definir e conhecer o seu público, você conseguirá ter ideias sobre o que funcionará melhor para sua base. Por isso, contar com ferramentas que auxiliem na geração e qualificação de leads — pessoas que tiveram contato com a sua marca e demonstraram interesse de compra — é indispensável.

 Com a definição e geração dos leads, a equipe ganha tempo para agir estrategicamente e iniciar a técnica de venda ativa. Assim, é possível segmentar os usuários de acordo com interesses mais específicos e conectá-los rapidamente com a área de vendas para garantir boas oportunidades. 

4- Crie conteúdos relevantes

Entregar um conteúdo que seja relevante para sua audiência fará com que entendam o que sua marca faz e o que ela tem a oferecer, além de criar maior identificação com suas publicações, resultando no aumento de engajamento e venda. 

Porém, é importante ressaltar que cada publicação deve ser feita com um objetivo específico, como conversão para venda, fidelização, interação com o cliente, entre outros. Para isso:

  • divulgue o seu diferencial;
  • construa autoridade;
  • crie conteúdos de qualidades;

5- Frequência nas postagens

Para ter mais visibilidade nas postagens é preciso ter uma boa frequência nelas. As postagens precisam ser feitas todos os dias nas redes sociais de sua marca, em forma de stories e publicações no feed.

 Quanto mais você criar e postar diariamente, mais será visto pela sua audiência e, portanto, lembrado, além de entender quais tipos de postagens funcionam com seu público ou não. A dica é fazer um planejamento diário de postagens e ir seguindo corretamente. 

6- Tenha uma boa equipe de marketing digital

Uma estratégia de marketing não abrange somente a comunicação da sua empresa com os consumidores. O desempenho da sua equipe possui um papel importante e maior do que você imagina, especialmente quando se trabalha à distância. 

 Com boas campanhas de e-mail marketing e atualizações no site da sua empresa, por exemplo, é possível manter os colaboradores engajados, melhorar a comunicação entre os times e ainda manter padrões que ajudem  na qualidade do atendimento do cliente. Afinal, quando uma equipe está em harmonia e tem uma boa comunicação interna, ela consegue realizar as tarefas perfeitamente e ter sucesso em todas elas.

7- Humanização da marca

Humanizar a rede social da sua empresa não irá deixá-la menos profissional. Essa humanização é necessária para que o público se sinta mais próximo da sua marca. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como usar o humor em algumas publicações, com algum ‘meme’ do momento ou assunto muito falado. 

No entanto, é importante ressaltar que o humor usado em suas publicações deve fazer sentido para sua empresa e ter conexão com o seu público.

Conclusão

Utilizar as ferramentas, estratégias e dicas de como fazer um marketing digital funcional irá aumentar as suas chances de sucesso e irá alavancar ainda mais a sua empresa. Por isso, não perca tempo e já clique aqui para conversar com os nossos especialistas em marketing digital!

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