como ganhar dinheiro com blogs

Blog: como ganhar dinheiro

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais:

Antigamente muitos diziam que era quase impossível ganhar dinheiro com blog, porém, os tempos mudaram e o mercado digital evoluiu muito, tornando bem mais fácil ganhar dinheiro trabalhando na internet.

Ainda existem muitas dúvidas para quem deseja entrar nesse mundo da internet e trabalhar no mercado digital. Aqui neste artigo vamos explicar tudo sobre um blog e como ganhar dinheiro com ele. Continue lendo!

como ganhar dinheiro com blog

O que é um blog?

Os blogs são páginas online, que podem ser diários pessoais, empresariais e periódicos e são atualizados com frequência. Assim, eles são formas de comunicação, no meio online, de pessoas e de instituições com o mundo. 

Eles são muito usados pelas empresas, pois nele, elas lidam com os pensamentos, desejos, medos, interesses e necessidades do seu público. Independentemente do seu tipo de pessoa ou empresa, os blogs se adaptam facilmente a qualquer necessidade. 

Resumindo, um blog é um conjunto de páginas que são constantemente atualizadas e alimentadas. 

Como ganhar dinheiro com blog?

Agora que você já sabe o que é um blog, é hora de saber as formas de ganhar dinheiro com ele. Vamos analisar algumas maneiras de ganhar dinheiro utilizando blogs e a partir disso, será mais fácil para você escolher um caminho a seguir.

Confira algumas das principais maneiras de como transformar seu site em uma fonte de receita recorrente para o seu negócio. Veja:

Vender produtos originais 

A venda de produtos originais, também conhecida como infoprodutos, é muito utilizada como forma de ganhar dinheiro. Nesse caso, o blog irá gerar valor para os visitantes dentro de um tópico ou nicho de mercado específico. Ele pode vender tanto produtos próprios quanto usar programas de afiliados para divulgar itens de outras pessoas e marcas.  

Divulgar uma marca 

Uma boa forma de ganhar dinheiro com blog é usá-lo para divulgar uma marca ou produto específico. Esses são chamados de blogs corporativos. 

 O principal foco do blog corporativo é criar valor para clientes em potencial que vão encontrar o conteúdo de uma  marca na internet. Ao ajudar essas pessoas de forma real, a chance de criar um relacionamento com elas e convertê-las em compradoras é muito maior, beneficiando você e a sua empresa. 

Marketing pessoal 

Outra maneira de ganhar dinheiro com blog é usando-o como uma ferramenta de marketing pessoal. Usar o marketing pessoal como uma ferramenta para ganhar dinheiro com o seu blog, pode resultar em uma série de benefícios que no fim irá levar ao aumento da receita. Ele é um tipo de marketing digital que vem sendo usado por muitas empresas. 

Os benefícios em fazer uso do marketing pessoal são:

  • ofertas de emprego: muitas empresas convidam profissionais por observar seu trabalho em um blog;
  • pedidos de consultoria: diversos blogueiros passam a prestar consultoria a pedido de empresas interessadas em seu conhecimento.
  • convites para palestras: quando algum profissional é considerado como referência, ele acaba se tornando alvo  de convites para palestras daquele segmento.

Conteúdo por assinatura

Alguns blogs apostam no conteúdo por assinatura, ou conteúdo premium, para gerar mais receita. Ou seja, o conteúdo por assinatura são materiais mais atrativos que ficam disponíveis apenas para assinantes.

O conteúdo por assinatura é mais uma opção de produto digital que pode ser criado para complementar a estratégia de um blog corporativo, mesmo que também venda produtos físicos. 

Branded Content 

O Branded Content é uma outra forma de renda que é um conteúdo de qualidade mais voltado para promover uma marca direta ou indiretamente. Nele, as empresas pagam para que o conteúdo seja publicado em nome delas, e isso pode ser feito de duas formas. 

A primeira forma é usando publieditorial, ou seja, posts que são criados para divulgar um produto ou evento. Ou, fazendo a produção de conteúdos.

Publicidade 

Existem muitas maneiras de fazer publicidade dentro de um blog. Uma das formas mais usadas pelas empresas é criar publicações patrocinadas dentro do seu próprio blog.

É de interesse das empresas ganhar presença online e você criando conteúdos de qualidade e tendo uma boa audiência, pode oferecer isso a elas.

criação de sites ainda vale a pena

Como começar a ganhar dinheiro com o blog?

Se o seu desejo é ganhar dinheiro com o seu blog, crescer no mercado digital e se tornar referência, é fundamental saber como começar e quais são os passos principais para isso. Veja a seguir:

Defina um tema para o seu blog 

Há espaço para todos no mundo online, mas quanto mais claro e definido for o tema do seu blog, mais fácil ficará para as pessoas te acharem e de planejar seu conteúdo. 

Crie conteúdos com frequência 

É fato que quanto mais frequente e ativo você for com as suas publicações, mais visitas no seu site você terá. Logo, quanto mais conteúdo você conseguir publicar, maior a probabilidade de receber leitores e gerar receita.

Para ter sucesso nas visitas é preciso manter uma frequência nas postagens e faça com que o público sempre queira voltar para o seu blog. 

Faça parcerias com outros blogs

A internet é um ambiente onde é possível estabelecer diversas conexões. Por mais que você queira destacar o seu blog entre tantos outros, existem centenas de outros blogs falando sobre o mesmo tema que o seu. 

Por isso, é interessante fazer parceria com outros blogs. Veja como o seu site pode se fortalecer com isso:

  • maior divulgação;
  • fortalecimento de imagem;
  • troca de indicações;
  • guests posts;
  • maior alcance.

Utilize as técnicas de SEO

O conjunto de técnicas de SEO é fundamental para aumentar suas chances de aparecer para o público e ter mais audiência. Ele tem técnicas que ajudam o seu blog a ficar mais visível para os mecanismos de buscas. 

Construa uma base de contatos 

Para gerar mais tráfego para o seu blog e fazer dinheiro com ele, é preciso realizar um processo de divulgação maior e por diferentes canais. É hora de usar a sua rede de contatos para divulgar o seu blog e todos os seus conteúdos presentes nele.

Estabeleça metas claras 

A definição de metas e objetivos é fundamental para o sucesso das suas estratégias e planejamentos. Planeje quanto pretende alcançar em termos de visitantes, seguidores, tráfego e assinantes e fixe prazos realistas para isso. 

Quanto mais clara for suas metas, mais fácil será trabalhar para atingi-las. 

Conclusão

Como você pode ver nesse artigo, há diversas maneiras e práticas para ganhar dinheiro com um blog. Seja ele pessoal ou empresarial é fundamental para seu sucesso, estabelecer metas e objetivos para conseguir seguir todo o seu planejamento. Por isso, é importante conversar com especialistas em blog como nós da HostConect. Clique aqui para entrar em contato e conversar ou tirar dúvidas com os nossos especialistas. 

Veja também:

Criação de site web ainda vale a pena?

Marketing pessoal: O que é e porque fazer 

Dicas de como fazer um marketing digital funcional

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas

Não deixe para amanhã o cliente que você pode conquistar Hoje !

OU