Hostconect – Soluções Web

Hospedagem de sites em servidor do Brasil e dos EUA?

Hospedagem de sites em servidor do Brasil e dos EUA?

Quando o assunto é hospedagem de sites, sempre existe uma pergunta frequente: melhor hospedar meu site em um servidor do Brasil ou do exterior? Vale salientar que para cada site hospedado, existe um lugar físico no mundo para isso, seja um computador pessoal ou um servidor profissional. Mas afinal, qual a diferença?

Hospedagem de sites no Brasil ou no EUA

Latência

Isso significa tempo de resposta entre o usuário e o site em realizar uma ação que foi requisitada. Um exemplo é quando o usuário clica em um produto de uma loja virtual.

Levando em consideração que a internet se comporta com uma grande teia – por isso o nome web – quanto mais longe o servidor tiver, mais lento o retorno será. Sendo assim, sistemas hospedados em servidores em outros países possuem uma latência maior. São diferenças grandes que acabam influenciando na navegação da página.

Velocidade de carregamento

É um fator que ainda está atrelado a questão da latência, e isso interfere na otimização de buscadores. Isto quer dizer que seu site demora para ser carregado, ele tem menos chances de aparecer ranqueado nos motores de busca. O Google (e outros mecanismos de busca) dão prioridade para páginas com carregamento mais rápido.

Hospedagem de sites nos Estados Unidos

Grande parte dos sites têm hospedagem de sites em servidores nos Estados Unidos por uma questão econômica. A parte mais barata das hospedagens são americanas e esse preço acaba atraindo grande parte das empresas. Os provedores de internet têm uma ótima infraestrutura com uma qualidade superior aos brasileiros, tanto na questão de maior velocidade, como na ocorrência de menos problemas. Porém, como falado no início desse artigo, o tempo de resposta acaba sendo maior, devido à localização. Quanto mais longe fisicamente, os dados passam por mais ISPs (Provedor de Serviços de Internet) até chegar ao destino.

Hospedagem de sites no Brasil

A hospedagem de sites em servidores do Brasil são mais caras. Geralmente os preços de servidores no Brasil chegam a ser 25% mais caros que servidores americanos. A vantagem nisso tudo é que a hospedagem acaba ficando perto do usuário, isso vai gerar uma latência menor e a informação vai chegar muito mais rápido ao seu destino. Teoricamente carregarão mais rápido, porém existem vários fatores que vão influenciar o carregamento de uma página.

As vantagens de ter uma hospedagem brasileira

Suporte

Se algo ocorrer no seu servidor, será muito mais fácil entrar em contato com um suporte no Brasil. A barreira que existe em hospedagens internacionais é a língua. Escolha também um suporte que funcione 24 horas, pois quando existe algum problema, ele pode ser logo resolvido.

Manutenção

As manutenções são feitas geralmente de madrugada, em servidores estrangeiros o fuso horário acaba sendo um problema. Isso ocorre pois é um horário em que o número de visitantes no site é menor. O que pode ocorrer é a manutenção acabar interferindo na navegação de usuários em horários com maior número de pessoas online.

Clientes

Geralmente é melhor escolher uma hospedagem de site onde o número de clientes daquele país seja maior. Se a sua empresa possui o foco para o público brasileiro, faz mais sentido que a hospedagem seja feita no Brasil, em razão da velocidade de carregamento de páginas.

Pagamento

Para pagar uma hospedagem de site fora do Brasil é preciso ter um cartão de crédito internacional e ainda existe uma taxa de IOF a ser paga. Se você vai fazer a hospedagem de muitos sites, talvez acabe saindo mais em conta hospedar sites no Brasil, mesmo isso parecendo um pouco mais caro de antemão.

 

Qual devo escolher?

É uma decisão difícil, muitos fatores que irão interferir no desempenho e podem até invalidar ganhos com latência menor. O segredo é escolher um profissional que ofereça um serviço de qualidade para te ajudar nessa escolha. Muitas vezes, uma empresa brasileira escolhendo uma hospedagem no Brasil devido a uma latência menor pode não ser o melhor negócio.

Se a hospedagem é para qualquer serviço de transmissão em tempo real, como streaming, a localização do servidor vai fazer uma diferença enorme. Como os principais buscadores levam muito em consideração o tempo de resposta para ranquear um site, servidores no exterior, em tese, levam desvantagem, mas não é regra. O ideal é que os sites tenham um bom conteúdo, com otimização SEO, ajudando no ranqueamento.

Já que você está pensando na hospedagem de um site, que tal entrar em contato comigo?
Podemos te auxiliar para seu site ter o melhor desempenho possível, entre em contato conosco clique aqui.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp Podemos Conversar ?